Voo de balão será novo atrativo turístico de Pedra Azul
Publicado em 14/05/2024 às 10:54
Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação
As belezas naturais das montanhas do Espírito Santo ganharão um colorido a mais a partir do próximo dia 23. Um balão será o mais novo atrativo turístico de Pedra Azul, em Domingos Martins. E mesmo sem ainda ter iniciado as atividades, já há fila de espera para contemplar a Pedra Azul de um ângulo diferente e de uma maneira inédita até então na região.
O voo inaugural será no dia 23, e a partir desse dia, oito pessoas já estão programadas para experimentar esse novo atrativo local. De acordo com o empresário e engenheiro civil Cássio Canal Ronchi, um dos sócios da empresa que realizará os passeios, a intenção é disponibilizar os voos de quinta-feira a domingo, todas as semanas.
Ele contou que seu sócio, que é advogado, já realizou voos de balonismo em vários países. “Meu sócio é apaixonado por balonismo e viaja o mundo para andar de balão. Eu sou um curioso, e sempre quis trazer essa atração para Pedra Azul. Aqui ainda é meio carente de entretenimento. Quando conversamos, decidimos trazer o balonismo para cá”, contou Cássio.
O balão, que com o cesto tem 20 metros de altura, é bem colorido e está sendo fabricado desde o início de março, em Torres, no Rio Grande do Sul. O balão, que será o primeiro tripulado do Estado, tem registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de número BR-ES01. Feito com material antichamas e voo com uso de gás propano, o balãoé considerado uma das aeronaves mais seguras do mundo. “O piloto que será responsável pelos voos possui certificações exigidas na RBAC 61 da ANAC”, disse Cássio Canal Ronchi.
A secretária de Cultura e turismo de Domingos Martins, Dulciele Stein Suela, disse que o balonismo vai incrementar ainda mais o turismo do município. “Domingos Martins já se consolidou como um destino turístico diverso: além do turismo cultural, gastronômico, eco e agroturismo, o balonismo vem para fortalecer ainda mais o turismo de aventura. Sobrevoar a Pedra Azul com toda certeza será inesquecível para quem tiver a oportunidade. Para o município, será mais uma forma de atrair turistas, gerando emprego e renda”, afirmou.
OPÇÕES DE VOOS – De acordo Cássio Ronchi, serão três modalidades de voo oferecidas inicialmente. Uma a delas é o voo cativo – quando o balão sobe, porém fica preso por cordas. Com toda a estrutura estética do balonismo, nesta modalidade o balão sobe e desce ao comando de uma equipe treinada, oferecendo ao visitante a possibilidade de contemplar o pôr do sol e a vista para a Pedra Azul e região.
Nesse caso, não haverá reservas, o atendimento será por ordem de chegada, com valor de R$ 140 por pessoa. Haverá ainda um ambiente para a realização dos voos cativos, com bar servindo cerveja e drinks e em dias específicos um Dj e saxofonista para deixar o entardecer mais animado.
A outra modalidade é o passeio de balão livre. Nesse caso, é necessário agendamento, com ingresso para uma pessoa em voo com grupo de quatro passageiros. A experiência de aproximadamente três horas, entre enchimento do balão, voo livre, pouso, brinde e retorno a base com o serviço de transporte.
Essa modalidade custa R$ 790,00 por passageiro, com descontos para grupo de quatro pessoas. O passeio dá direito a um drink de boas-vindas para uma sessão de fotos e brindes ao final do voo. A terceira modalidade atende a empresas, confraternizações e agências de turismos para grupos fechados. Reservas podem ser feitas por meio do Instagram: @voe.pedraazul.