Vírus atacam plantações de mamão no Espírito Santo

Publicado em 16/06/2019 às 14:09

Compartilhe

Os produtores de mamão do Estado estão em alerta para duas doenças já conhecidas por eles: a meleira e o mosaico. Isso ocorre porque a área que é infectada por elas precisa ser eliminada. Há casos, no Espírito Santo, em que foi preciso cortar 40% do plantio.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), Rodrigo Martins, as plantações de Linhares e Sooretama são as mais prejudicadas, mas também há alguns pontos em Aracruz e Montanha.

A meleira e o mosaico do mamoeiro são doenças que vivem em permanente controle porque ainda não existe um remédio que acabe com elas. Como têm fácil transmissão, podendo ser carregada por pássaros e mosquitos de uma planta doente para uma saudável, a infestação acaba ocorrendo de forma rápida.

Segundo o subgerente de Defesa Sanitária Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Mateus Eckel, no ano passado, 167 propriedades do Estado sofreram com a meleira. Apenas em Linhares, foram registrados 64 casos da doença.

“Foram erradicados 366 dos 11.200 hectares área de plantada inspecionadas no Espírito Santo em 2018 devido a essa doença. Esse número não contabiliza quando o produtor elimina a área por iniciativa própria”, explica.

O produtor Bruno Roza Pessotti, 42 anos, está cortando de 420 a 480 plantas por dia para que a meleira não progrida na plantação. “Tenho um plantio com 72 hectares e 140 mil plantas. Muitas delas estão em uma idade que tem uma facilidade maior de ser atingida pela doença”, comenta.

Segundo ele, o mamoeiro começa a produzir a partir do nono mês de plantio. Depois desse período, continua a dar frutos por mais 15 a 18 meses. A meleira começa a aparecer, na maioria dos casos, a partir do décimo mês de frutificação

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Redução

Por ano, o país produz aproximadamente 1 milhão de toneladas de mamão, segundo o Censo 2017 do IBGE. Desse total, 317,7 mil toneladas são colhidos no Espírito Santo.

O presidente da Brapex aponta que a expectativa é de que neste e no próximo mês a oferta de mamão no mercado diminua. Segundo ele, haverá uma falta principalmente do papaya, mas o formosa também deve ser atingido, o que deve refletir em aumento no preço do fruto.

“Neste primeiro semestre, estamos vendo uma produção pequena e os frutos também estão menores. Isso devido à incidência do mosaico e da meleira que atingem a qualidade do mamão. No início do ano, na época da florada do mamão, tivemos problema com as altas temperaturas e a falta de chuva. Isso fez com que muitas flores não vingassem e as que evoluíram tiveram frutos menores”, relata Rodrigo.

As doenças

Mosaico

O mosaico ou mancha anelar é uma doença que pode limitar o crescimento dos mamoeiros. As folhas da planta ficam amareladas e, depois, apresentam um aspecto semelhante a um mosaico. Os frutos não crescem e também podem ficar manchados.

Meleira

A meleira causa o escorrimento natural de látex com consistência bem fluida dos frutos, além de provocar manchas claras na casca. Além disso, a consistência e o sabor dos frutos se alteram.

Cuidados

Propagação

Essas doenças se espalham de maneira muito semelhante. Uma ave ou inseto leva a doença de uma planta infectada para uma sadia.

Eliminação

A única forma de evitar que elas se espalhem é cortando as plantas doentes.

Controle

A melhor forma de fazer com que a doença não atinja toda a plantação é monitorar o plantio. Se houver sinais, a indicação é eliminar a planta.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido