Vigilância Sanitária orienta comerciantes sobre regra estadual do comprovante de vacinação

Publicado em 24/02/2022 às 11:27

Compartilhe

Vigilancia-Sanitaria-orient

Fonte: PMDM Com informações da Sesa

As equipes da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Domingos Martins, têm realizado um trabalho de orientação aos estabelecimentos comerciais do município sobre a exigência do comprovante de vacinação, instituído pelo Governo do Estado na Portaria 020-R. Comércios receberam a visita e a orientação dos fiscais nas regiões da Sede, Pedra Azul e Paraju.

Nesta final de semana, as equipes de fiscais estarão novamente nas ruas para dar continuidade ao trabalho de orientação. A Portaria 020-R do Governo do Estado altera a Portaria nº 13-R, de 23 de janeiro de 2021, mantém a suspensão do nível de risco baixo e informa o limite máximo de ocupação para eventos.

Será admitido o acesso a academias, bares e restaurantes, lanchonetes, shows, entre outros descritos na portaria, a quem apresentar esquema vacinal atualizado e sem atrasos, de acordo com o período de aptidão ao recebimento da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses. A cobrança do passaporte deve ser feita pelo próprio estabelecimento.

De acordo com a portaria, será considerado atraso de esquema vacinal 56 dias após o recebimento da 1ª dose da Coronavac; 98 dias após o recebimento da 1ª dose da Pfizer ou da Astrazeneca; 140 dias após o recebimento da 2ª dose de qualquer imunizante, incluindo a dose única da Jansen; 150 dias após o recebimento da 3ª dose de qualquer imunizante, aplicável aos imunossuprimidos.

Como emitir o passaporte

O cidadão pode emitir o passaporte por meio da plataforma Vacina e Confia, em aba específica, a partir do cadastro do cidadão. O acesso pode ser feito por meio de celular ou computador no endereço: https://www.vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao

Na tela, deve digitar o CPF e a senha. Após isso, o sistema exibe o passaporte. O cidadão pode abrir o passaporte sempre que precisar ou salvar o PDF que tem o QR Code de verificação.

Caso o cidadão não tenha cadastro na plataforma “Vacina e Confia”, poderá ser aceito comprovante do aplicativo “ConectSUS” do Ministério da Saúde ou o cartão de vacinação físico expedido por serviço de saúde desde que permita verificação da autenticidade por plataforma web.

Fonte: PMDM – Com informações da Sesa

Veja também

WhatsApp Image 2024-11-25 at 11.36.26

Governo do Estado beneficia 29 municípios com entrega de 35 equipamentos agrícolas

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024