Vice-governadora lança programa de empreendedorismo Agenda Mulher

Publicado em 31/08/2019 às 11:44

Compartilhe

A Vice-Governadora do Estado do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, lançou na última quinta-feira (29) o programa Agenda Mulher – que tem o desafio de impactar, em quatro anos, algo em torno de 25 mil mulheres em todo o Estado do Espírito Santo. A cerimônia aconteceu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, com uma ampla programação cultural e participação de quase mil pessoas. A vice-governadora aproveitou o momento para já lançar o ‘Agenda Mulher Itinerante’ que vai percorrer todo o Estado, iniciando por Conceição da Barra no dia 17 de setembro. O projeto tem ações para empoderar e dar visibilidade às mulheres, através do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos desde formações e qualificações diversificadas até o empreendedorismo emocional que se dá pelo processo de autoconhecimento. Englobando temas transversais, o programa reflete o compromisso do governo do Estado do Espírito Santo em investir na inovação e em ações que proporcionem igualdade de oportunidade entre homens e mulheres.

Na ocasião, Jaqueline Moraes reafirmou que seu propósito como vice-governadora é trabalhar para que as mulheres sejam representadas com igualdade na economia. “É privado para muitas mulheres o acesso a conteúdo, cursos, palestras e outros serviços que venham realmente ao encontro de suas necessidades. E é justamente nessa falta de um conhecimento mais profundo que queremos atuar, com ações decisivas para o sucesso dessas mulheres”, declara.

Vice governadora lanca programa de empreendedorismo Agenda Mulher 02O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve presente no evento. “Nós temos um plano, que agora foi institucionalizado pelo decreto assinado aqui. Esse caminhar é importante para as mulheres que estão conquistando espaços e hoje foi dado mais um passo com a institucionalização. O Plano tem eixos que focam a autonomia financeira das mulheres, pois ter essa independência é fundamental para que ela consiga denunciar caso seja agredida. Nosso desejo é dar mais passos adiante para buscar equidade neste Estado. Não temos pretensão de resolver tudo, mas nosso governo tem que ter um desenvolvimento de ações para apontarmos a direção para onde o nosso País precisa seguir em termos de sociedade”, afirmou.

Programa Agenda Mulher engloba projetos inter-relacionados, em parceria com diversas secretarias de Estado, como o “Agenda Mulher Itinerante”, com foco nas dez microrregiões do Espírito Santo e em parceria com as prefeituras; o “Diálogo em Redes”, com uma trilha de aprendizagem buscando o desenvolvimento institucional do 3º Setor; o “D`Elas”, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) para capacitar mulheres; o “Linha de Crédito para Mulheres”, em parcerias com Banestes, que desenvolve linhas de crédito para o público feminino; o “Ela no Campo e na Pesca”, voltado para mulheres rurais; o “Bolsa Atleta”, para promover a prática de esportes entre mulheres atletas; o “Corte de Lovelaces”, voltado para empoderar mulheres na programação e robótica; e o “EmPENHAdas”, voltado para mulheres vítimas de violência, por exemplo.

Vice governadora lanca programa de empreendedorismo Agenda Mulher 03Com o Agenda Mulher, o público feminino de todo o Estado terá a vantagem de direcionar seus interesses a profissionais com boa qualificação e a fazer cursos com a perspectiva de empreender, individual ou coletivamente. O programa é uma iniciativa da Vice-Governadoria, em ações integradas com os seguintes parceiros: Secretaria de Economia e Planejamento; Secretaria de Direitos Humanos; Escola de Governo, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Educação, Instituto das Pretas, Instituto Rede Mulher Empreendedora; OAB/ES; Fundação Telefônica e Centro de Educação e Desenvolvimento Social e terá como base o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres revisto em 2019.

Já o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo (PEPMES) foi apresentado e institucionalizado durante a cerimônia de lançamento do Programa Agenda Mulher, da Vice-Governadoria.

O PEPMES, juntamente com o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, serão os dois principais documentos norteadores para a promoção de políticas públicas para as mulheres no Espírito Santo.

Veja também

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)