Venda Nova inicia testagem de Covid-19 em estudantes e funcionários de escolas
Publicado em 13/08/2021 às 10:26
Texto: Rádio FMZ e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante / Foto: Divulgação
O ambiente escolar cada vez mais seguro. Além de cuidados como sinalização, fiscalização sanitária, uso de álcool 70% e aferição de temperatura corporal e outros, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, através das Secretarias de Saúde e Educação, iniciou nessa quinta-feira (12) a testagem de covid-19 de estudantes e funcionários das escolas no Município.
O público alvo são os funcionários das escolas e estudantes acima de 10 anos que ainda não tenham sido contemplados como grupo prioritário na vacinação contra o coronavírus. Nas creches serão realizados testes dos funcionários. A ação tem por objetivo identificar possíveis casos positivos de covid de pessoas assintomáticas para quebrar a cadeia de transmissão. Para iniciar a ação, a Prefeitura realizou reuniões com os diretores das instituições, que através destas já entraram em contato com a família dos estudantes.
A Escola Fundação Deolindo Perim, realizou a coleta de amostragem na tarde desta quinta-feira (12). Nelma Ceschin Perim, professora e diretora da Escola Fundação Deolindo Perim vê grande importância na campanha. “No momento em que a Secretaria de Saúde nos chamou para essa conversa, para colocar a campanha, eu fui uma das primeiras pessoas que respondeu sim para nossa escola. Eu vejo a importância das aulas presenciais, e para que isso aconteça, para que essa educação seja de qualidade, é de suma importância a presença do aluno na escola. Esse é o veículo seguro de fazer educação. A segurança tanto dos professores quanto dos alunos, é a segurança do ser humano aqui na escola.”
A professora de educação física da escola, Tatiana Viera Jacu Barbosa da Silva enfatiza. “No meu parecer o benefício é que todos os alunos, todos os profissionais na área da Educação podem ser resguardados, na forma que a gente lida com essa doença. Achei muito importante, fiz questão de inscrever as minhas filhas e acho de grande importância também a prevenção dos profissionais, não só os professores mas todos os profissionais da educação. Façam o teste.”
“Pra mim o benefício de fazer o exame é que a gente vai poder prevenir e impedir que outras pessoas da escola peguem. Porque se a gente fizer o exame e o resultado for positivo, a gente poderá se isolar e se cuidar, além de evitar o contagio para outras pessoas e estudantes.”, diz Betina Vieira, estudante e filha de Tatiana.
A testagem em massa avançará no Município. Nas próximas semanas, serão testados o público da EEEF Domingos Perim, EEEFM Fioravante Caliman e EMEF Atílio Pizzol, EMEI Antenor Honorio Pizzol e EMEI Vovó Elvira. A previsão é que todas as escolas do município recebam os testes gratuitos.