Venda Nova é o primeiro município do Brasil a abrir conta em uma Cooperativa de Crédito

Publicado em 10/01/2018 às 17:00

Compartilhe

Venda Nova do Imigrante é o primeiro município brasileiro a abrir uma conta em uma agência de Cooperativa de Crédito, depois de entrar em vigor a Lei Complementar 161/2018 que permite aos municípios a manutenção da folha de pagamento de servidores, movimentação financeira e outras atividades em cooperativas.

Morador de Venda Nova e um dos principais defensores da proposta no Congresso, o deputado federal Evair de Melo (PV-ES) esteve presente na manhã desta segunda-feira (08), na agência do Sicoob ES, ao lado do prefeito Braz Delpupo. Desde 2015, primeiro ano de seu mandato, o parlamentar trabalhou para que o tema voltasse à discussão e fosse aprovado.

“Trabalhamos para tornar o Cooperativismo mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade, por isso, todo o esforço para a aprovação e sanção, depois de realizarmos audiência, pronunciamentos e debates em Comissões”, ressaltou Evair.

Braz Delpupo lembrou que o Município é o berço do cooperativismo no Espírito Santo e o gesto pioneiro de abertura da conta no Sicoob ES representa o início de uma relação que trará resultados positivos para a população. De acordo com dados da revista Finanças dos Municípios Capixabas, em 2016, o Município teve uma receita do total de R$ 57.8 milhões.

Além do prefeito e do deputado Evair de Melo, também estiveram presentes na assinatura, o vice-presidente do Sicoob Sul Serrano, Domingos Roberto Feitosa Perim, o diretor do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernadina, e a diretora Executiva da Sicoob Sul Serrano, Tania Uliana Torres, e os secretários Municipais de Finanças, Rogério Dela Costa Garcia; e de Turismo, Esporte e Lazer, Marco Grillo.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Nailson Dalla Bernadina, disse que a abertura da primeira conta de prefeitura no Sicoob ES, no dia útil seguinte a publicação da Lei Complementar 161/2018, é um reconhecimento ao Cooperativismo Financeiro pela contribuição ao desenvolvimento das regiões onde atua. Para a diretora Tania Uliana Torres, com a nova Lei as instituições financeiras cooperativas vão ofertar todo o seu portfólio de produtos e serviços às Prefeituras e, principalmente, aos servidores municipais que poderão usufruir de custos financeiros atrativos e atendimento personalizado proporcionando maior proximidade entre o Poder Público e o Cooperativismo.

Sescoop

A Lei sancionada traz em seu texto a emenda proposta por Evair de Melo que autoriza as Cooperativas e os bancos controlados por elas a realizarem também a gestão das disponibilidades financeiras do Serviço Nacional do Cooperativismo (Sescoop).

Nailson, informou que o Sicoob ES está preparado para atender aos municípios e seus servidores e registrou o trabalho realizado pela Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), especialmente pela emenda proposta por Evair que resultou na autorização para que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) também possa realizar a gestão de suas disponibilidades financeiras em cooperativas.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido