Vaticano absolve padres em caso de abuso em seminário

Publicado em 06/10/2021 às 13:20

Compartilhe

99241


source
Papa Francisco tem feito pronunciamentos aos fiéis
Reprodução/VaticanNews

Papa Francisco tem feito pronunciamentos aos fiéis

O Tribunal do Vaticano absolveu nesta quarta-feira (6) dois padres em um processo por abuso sexual  em um pré-seminário situado dentro dos muros da cidade-Estado e conhecido por fornecer os “coroinhas do Papa”.

Os réus são os sacerdotes Gabriele Martinelli, 29 anos, e Enrico Radice, 72. O primeiro é acusado de ter violentado um colega no Pré-Seminário São Pio X, enquanto o segundo, que era reitor da instituição, responde por supostamente ter atrapalhado as investigações contra Martinelli.

A procuradoria-geral do Vaticano havia pedido a condenação de Martinelli e Radice a seis e quatro anos de prisão, respectivamente, mas o tribunal absolveu ambos com a justificativa de que “falta uma prova” de que os abusos tenham ocorrido. Ainda cabe recurso.

“O tribunal estabeleceu que as relações sexuais entre o réu e a pessoa ofendida, de natureza e intensidade diversas, devem ser confirmadas, mas falta uma prova para afirmar que a vítima tenha sido forçada por violência ou ameaça a tais relações com o réu”, diz a sentença.

Leia Também

Segundo a denúncia, Martinelli, que era coordenador e tutor dos alunos, “abusou de sua autoridade” para forçar a vítima, um ano mais jovem que ele, a praticar “atos carnais, de sodomia e relações orais em diversos lugares”.

Os crimes teriam ocorrido entre 2007 e 2012, ou seja, quando o réu tinha entre 15 e 20 anos de idade. Ainda de acordo com a acusação, Martinelli era um dos alunos mais velhos do pré-seminário e usava “violências e ameaças” contra seu colega, que foi identificado apenas como “L.G.”.

Já Radice é acusado de ter protegido Martinelli e de ter tentado ajudá-lo a escapar das investigações. Ele chegou a enviar uma carta ao bispo de Como, seu superior, afirmando que as denúncias contra o seminarista não eram verdadeiras.

O Pré-Seminário São Pio X fica a poucos passos da Casa Santa Marta, residência oficial do papa Francisco, e costuma fornecer coroinhas para ajudar o Pontífice nas celebrações litúrgicas na Basílica de São Pedro.

Fonte: IG Mundo

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses