Vagões-pranchas para transporte de madeira viram matagais em Marechal Floriano
Publicado em 06/04/2018 às 11:20
Os vagões-pranchas de um sistema de transporte ferroviário que carregava eucaliptos para uma empresa no norte do Espírito Santo, estão virando verdadeiros matagais em um estacionamento da empresa, localizado próximo à antiga estação de Marechal Floriano.
Os moradores vizinhos da estrada férrea afirmam que os vagões já estão estacionados há vários meses desde que os trens pararam definitivamente de circular entre Araguaia e Vitória, transportando eucaliptos e também outras cargas, como pedras de mármore e granito procedentes de Cachoeiro do Itapemirim.
Este material seguia via ferrovia para empresas da Grande Vitória. Todo o carregamento, principalmente eucalipto, são transportados na atualidade por carretas que trafegam pelas rodovias BR-262 até Vitória e BR-101 até o norte capixaba.
O mecânico Paulo Andrade afirma que já viu os 15 vagões estacionados pela empresa detentora do sistema ferroviário local. “Em cima dos vagões há de tudo, desde o mato que nasceu ao longo do tempo até o lixo que muitas pessoas dispensam sobre as plataformas das pranchas”, disse Paulo.
Outro morador de Marechal Floriano, Otávio Nascimento afirma que é necessária uma limpeza e corte do mato que cresceu sobre alguns vagões para evitar o surgimento de insetos. “Até agora está tudo bem, mas a quantidade de matos sobre os vagões poderá fazer surgir uma nova realidade: um criadouro de mosquitos”.