Usina solar capixaba apresenta soluções sustentáveis para geração de energia
Publicado em 24/12/2023 às 11:02
Com grande evidência no cenário atual, as usinas solares estão revolucionando as formas de geração de energia. Por meio da captação da luz do sol, essas instalações sustentáveis estão impulsionando a transição para uma matriz energética mais limpa e renovável. Com baixas emissões de carbono e custos operacionais reduzidos, as usinas solares estão iluminando um futuro mais verde e acessível para todos.
Foi dessa forma que, movida pela veia do empreendedorismo sustentável, surgiu a Apolo Solar, uma empresa capixaba que atua em sistemas de geração de energia por meio da fonte solar fotovoltaica, oferecendo soluções eficientes e personalizadas em Presidente Kennedy.
A Apolo Solar recebeu suporte financeiro do Fundesul Presidente Kennedy – Novos Investimentos, fundo gerido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em parceria com a Prefeitura. Esse programa busca atrair investimentos adicionais e impulsionar a economia local, ao mesmo tempo em que auxilia também na criação de mais oportunidades de emprego na cidade.
No dia 08 de dezembro, a empresa teve contrato de financiamento assinado em Presidente Kennedy pelos diretores de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, e da empresa Apolo Solar, Victor Abikhair. A solenidade contou ainda com a presença do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Ferraço, além do prefeito do município de Presidente Kennedy, Dorley Fontão, entre outras autoridades.
“É importante consolidar que o Fundesul está fechando sua primeira fase com, aproximadamente, R$ 50 milhões de investimentos aqui em Presidente Kennedy e, agora, o município sinaliza para 2024 que irá renovar esses investimentos, operados pelo Bandes, com mais R$ 100 milhões na carteira para a atração de investimentos que possam gerar trabalho e prosperidade”, pontuou Ricardo Ferraço.
O prefeito Dorley Fontão destacou a importância do projeto para o fomento à economia da cidade. “Nosso município precisa de investimentos e quer se desenvolver, cada dia mais. Esta parceria entre o Bandes e a Prefeitura é estratégica para fazer isto acontecer. Com o Fundesul Presidente Kennedy, o banco está de portas abertas para atender qualquer um de Presidente Kennedy que queira investir no nosso município com bons projetos”, frisou.
O que torna o serviço da usina fotovoltaica tão atrativo é que o custo por quilowatt/hora é significativamente menor para os clientes em comparação ao que pagariam a uma empresa de energia tradicional. Essa economia tem despertado um grande interesse entre o público, que vê na instalação de placas fotovoltaicas não apenas uma fonte de energia limpa, mas também uma oportunidade de investimento com potencial de retorno financeiro.
Victor Abikhair falou sobre a trajetória da usina e a razão da ampliação do empreendimento para o município de Presidente Kennedy, que não foi por acaso. “Nossa visão de que o setor, independente da localidade, era extremamente sustentável, tanto no quesito ambiental e social, mas também como negócio, fez com que, há três anos, déssemos o pontapé inicial na construção de uma usina solar, inicialmente localizada em Linhares. Sempre visando o crescimento do nosso portfólio, protocolamos diversos pedidos de usinas por todo o Estado, incluindo Presidente Kennedy”, contou.
Segundo ele, com as análises de viabilidade técnica, Presidente Kennedy foi um dos locais mais propícios dentro dos estudos realizados pela empresa. “Essa é a razão pela qual hoje temos dois grandes projetos aprovados na região e que serão implementados até o final de 2024, com o apoio do Fundesul Presidente Kennedy, programa importantíssimo que nos fez priorizar os projetos da região”, declarou Victor Abikhair.
O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, acrescentou também sobre a importância da atração do negócio para a região. “O Fundesul Presidente Kennedy, com o apoio do Bandes, tem desempenhado um papel estratégico ao liderar esse projeto. A estruturação de uma usina solar com um grupo tradicional capixaba não apenas beneficiará a região, que é vocacionada para a geração de energia solar, como também contribuirá com a pauta ESG. Além disso, a iniciativa trará oportunidades econômicas que impulsionam o crescimento local de forma sustentável, atraindo investimentos e gerando empregos para a comunidade. Esta é uma demonstração clara de como o desenvolvimento sustentável e econômico podem caminhar de mãos dadas”, reforça Kneip.
Por acreditar no grande potencial de crescimento do mercado, a Apolo Solar deu início a um projeto para construir, instalar e operar uma unidade de geração de energia fotovoltaica que se enquadre na modalidade de geração distribuída, isto é, de usina solar. Com capacidade de 2,6 MW (megawatts) de potência, a miniusina relocalizará suas instalações para Presidente Kennedy.
A diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, explica a importância do projeto para o desenvolvimento do município. “Utilizar os recursos do Fundesul Presidente Kennedy na estruturação de uma usina solar é uma estratégia inovadora e sustentável, que beneficiará a região e contribuirá para a redução das emissões de carbono do nosso Estado. Além disso, dado o diferencial natural do município de Presidente Kennedy, devido à localização estratégica para irradiações solares, essa iniciativa abrirá a oportunidade para o município ser um polo atrator desse tipo de investimentos, o que pode gerar uma economia de escala na região ao redor dessa atividade econômica, gerando crescimento local, emprego e competitividade”, complementou.
O Bandes apoiou o projeto na prospecção e na análise técnica, econômica e financeira da implantação da usina solar. “E continuará apoiando as empresas com o Fundesul Presidente Kennedy na atração de investimentos qualificados para o município”, reitera a diretora Gabriela Vichi.
Unindo o padrão de desenvolvimento com foco na agenda ESG ao projeto de contribuição para estruturar a economia do município, o Bandes atua integralmente no programa que tem transformado a economia de Presidente Kennedy. Com visitas semanais ao local, sempre às quartas-feiras, a equipe do banco presta atendimento aos empresários interessados, apresentando as condições operacionais e colocando-se à disposição para a retirada de dúvidas e análise de projetos.
Fonte: Bandes