Unidades de Saúde de Domingos Martins estão com horário estendido para vacinação nesta terça (12)
Publicado em 12/07/2022 às 11:30
Texto: Edézio Peterle
Os moradores do município de Domingos Martins terão uma oportunidade extra para se vacinar nesta terça-feira (12). As unidades de saúde estão funcionando em horário estendido para vacinar a população contra três doenças: Covid-19, Influenza e Sarampo.
De acordo com a Prefeitura, as unidades funcionarão das 8 horas até às 18h. Apenas a Unidade de Saúde Jardel Hease não funcionará em horário estendido hoje.
A vacina contra a gripe (Influenza) deixa de ser aplicada apenas nos grupos prioritários e já está liberada para a população geral. Pode se vacinar pessoas de a partir dos seis meses de idade. Já contra o Sarampo, as doses são destinadas a crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde.
Para se vacinar, basta procurar uma das Unidades de Saúde do município munido do documento de identidade, CPF e cartão de vacina. A Secretaria de Saúde também informa que as vacinas da Covid-19 e da Influenza podem ser aplicadas no mesmo dia.
COVID-19 – Pessoas que têm 30 anos ou mais já podem procurar as Unidades de Saúde de Domingos Martins para receberem a segunda dose de reforço (4ª dose) da vacina contra a Covid-19. Para se vacinar, é necessário que a pessoa tenha recebido a primeira dose de reforço (3ª dose) há, pelo menos, quatro meses.
Outro grupo que também está autorizado a receber a 4ª dose são pessoas de 18 anos ou mais que fazem parte dos seguintes grupos prioritários:
- Pacientes imunossuprimidos;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Trabalhadores da Saúde;
- Trabalhadores da educação;
- Caminhoneiros;
- Servidores das forças de segurança e salvamento e forças armadas;
- População privada de liberdade
- Funcionários do sistema prisional;
- Portuários;
- Motoristas de transporte coletivo.
No caso dos grupos prioritários, também é necessário que a pessoa tenha recebido a primeira dose de reforço (3ª dose) há, pelo menos, quatro meses.