Unidade Experimental do Incaper disponibiliza informações sobre criação de abelhas e galinha caipira

Publicado em 24/12/2019 às 11:58

Compartilhe

Resgatar conhecimentos tradicionais e disseminar práticas de manejo agroecológico da criação de galinhas caipiras e abelhas nativas sem ferrão são alguns dos objetivos da Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Localizada na Fazenda de Linhares, a unidade tem se tornado uma referência na disponibilização de tecnologias para agricultores familiares e comunidades tradicionais.

Nos últimos meses, diversos agricultores procuraram a Unidade a fim de obter informações técnicas sobre a criação de abelhas e de galinhas caipiras.

“Neste ano de 2019, cerca de 200 pessoas visitaram a Unidade, reforçando a UEPA como um local de extrema importância para disseminação e troca de conhecimentos e tecnologias para agricultores, alunos e técnicos, incentivando a diversificação de culturas e a produção agroecológica”, disse a extensionista do Incaper, Maíra Formentini.

Conceição da Barra

Interessados em conhecer na prática o sistema de criação de galinhas caipiras, 10 pescadores de Conceição da Barra visitaram a Unidade acompanhados pelo extensionista do Incaper, Felipe Silveira Vilasboas.

“A visita foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), executada pelo gerente de pesca, aquicultura e produção animal Alejandro Garcia Prado, em parceria com a prefeitura de Conceição da Barra, com intuito de apresentar novas ideias de geração de renda para os pescadores atingidos pela lama do rompimento da barragem de Mariana”, contou a extensionista Maíra Formentini.

O grupo foi recebido no setor de avicultura da UEPA pela própria extensionista. “Eles puderam acompanhar todo sistema de produção de galinhas caipiras em galinheiros fixos com acesso a pasto, e em galinheiros móveis. Na oportunidade, puderam aprender também um pouco mais sobre cuidados, alimentos alternativos e fitoterápicos utilizados na produção agroecológica”, disse.

Os visitantes estiveram também no setor de apicultura e meliponicultura. “O extensionista do Incaper, Alex Fabian Rabelo Teixeira, mostrou um pouco do início da produção de abelhas africanizadas. Ele apresentou os materiais necessários para a criação e algumas técnicas de manejo. Em seguida, os produtores puderam visitar o setor de criação de abelhas sem ferrão, conhecer algumas espécies e saber um pouco mais sobre os cuidados necessários”, acrescentou Maíra Formentini.

Montanha, Rio Bananal e São Gabriel da Palha

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Agricultores familiares do município de Montanha também estiveram na Unidade para conhecer as instalações e aprender mais sobre galinhas e abelhas. Foram 25 produtores rurais, muitos deles integrantes do Projeto Dom Helder Câmara, acompanhados pelo extensionista Fábio Morandi. Alunos dos 2º e 3º anos da Escola Família Agrícola dos munícipios de Rio Bananal e São Gabriel da Palha também visitaram a UEPA. A visita fez parte das viagens de estudo promovidas pela escola, por meio das quais os estudantes puderam visualizar na prática os conhecimentos adquiridos durante o ano.

Bahia

Estudantes de Agronomia do Instituto Federal Baiano de Teixeira de Freitas, acompanhados pelos professores Ana Rosa Alves de Oliveira e Júlio Cláudio Martins, também visitaram a Unidade. Os estudantes fizeram um tour pela fazenda do Incaper, passando pelo laboratório de bromatologia (estudo dos alimentos), pelo setor de avicultura, laboratório de entomologia, vitrine forrageiras e laboratório de solos.

Sobre a Uepa

A Uepa faz um trabalho de resgate, melhoramento e multiplicação de recursos genéticos de galinha caipira e abelhas nativas e todo o saber associado à avicultura tradicional e meliponicultura. As atividades implicam na conservação de um patrimônio biocultural de valor imprescindível para as comunidades tradicionais e científica. O projeto prevê a melhora do autoconsumo da própria família com alimentos livres de agrotóxicos e transgênicos, ricos em fontes de energia, como o mel; proteínas, como ovos, carne de frango e pólen; sais minerais e vitaminas, como mel de abelhas africanizadas e sem ferrão.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido