Últimos dias para inscrição de artistas capixabas na CowParade
Publicado em 31/07/2023 às 15:02
Texto e fotos: RF Comunicação
Artistas nascidos ou residentes no Espírito Santo interessados em participar da CowParade, maior evento global de arte de rua, têm até amanhã (1º) para enviar seus projetos. Serão selecionadas 60 esculturas de vaca, customizadas com diferentes técnicas artísticas como pintura, colagem, grafite, fotografia e acessórios ou adereços, para a exposição CowParade Vitória-Vila Velha.
As inscrições são gratuitas e cada artista pode enviar até duas propostas. Podem ser inscritos projetos individuais ou coletivos. Basta acessar o site: www.cowparade.com.br, baixar o regulamento, criar um ou dois projetos, digitalizar e enviar para: [email protected], acompanhado(s) da ficha de inscrição.
Os artistas selecionados pelo Comitê Julgador, composto por especialistas em arte e história capixabas, serão contemplados com um cachê de R$ 2 mil, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1,5 mil e infraestrutura para realizar suas obras. Também vão contar com ampla divulgação de seus trabalhos, do início da produção até o final da exposição, quando será promovido um leilão beneficente das obras, em prol de entidades sociais capixabas, que atuam nas áreas de Educação e Saúde.
Além disso, ao integrar a 14ª edição da CowParade no Brasil, as intervenções artísticas também serão divulgadas, mundialmente, através do site www.cowparade.com.br e, pelo menos, uma delas será transformada em miniatura e incluída na coleção internacional (www.shopcowparade.com).
A expectativa da organização é receber inscrições de trabalhos que reflitam o valioso patrimônio histórico-arquitetônico do Espírito Santo, marcado pela diversidade étnica e múltiplas manifestações culturais, assim como as belas paisagens do estado.
“Além de democratizar o acesso à arte, ocupando os espaços públicos das duas cidades, a CowParade Vitória-Vila Velha, certamente, vai valorizar a riqueza do artesanato e da cultura capixaba como a panela de barro e suas expressões folclóricas – Congo, Folia de Reis, Boi Pintadinho, Capoeira, entre outras”, comenta Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, empresa especialista em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade no Brasil, desde 2005.
A CowParade, que já foi realizada em mais de 80 cidades, em 33 países, e vista por 250 milhões de pessoas no mundo, nasceu na Suíça, com o propósito de democratizar o acesso à arte e à cultura. Em 13 edições realizadas no Brasil já passou pelas capitais dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia. Ao longo desse período, destinou mais de R$ 7 milhões para ONGs e instituições sociais brasileiras.
A CowParade Vitória-Vila Velha conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.