Turismo capixaba cresce acima da média nacional pelo 3º mês consecutivo

Publicado em 23/08/2024 às 09:21

Compartilhe

turismo 23-08 - ft reprodução - pedra azul

Foto: Reprodução

Atividades turísticas no Espírito Santo aumentaram 4,1% em junho, sendo o segundo maior percentual do ano, enquanto o Brasil teve crescimento de 3,4%, de acordo com o IBGE

O turismo capixaba está em alta: o setor cresceu 4,1% em junho, ao ser comparado a maio, sendo que esse aumento é o terceiro consecutivo acima da média nacional, de 3,4%. A análise dos dados é do Connect da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com base no Índice de Atividades Turísticas (Iatur), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostrou ainda que, após uma forte queda das atividades turísticas capixabas em dezembro de 2023 (-7,9%), praticamente em todos os meses, com exceção de março, o setor de turismo apresentou variações mensais positivas. Junho foi o período com o segundo maior percentual no ano, atrás apenas do dado registrado em janeiro (4,7%).

Apesar do crescimento, o turismo não chegou ao nível de junho de 2023, tendo um desempenho levemente inferior (-0,8%), mas é um sinal positivo de que o setor está em recuperação, de acordo com os especialistas Ana Carolina Julio e Felipe Montini, responsáveis pela análise dos dados no Relatório Connect, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

O Iatur indicou também que o desempenho do setor turístico capixaba melhorou consideravelmente no segundo trimestre deste ano, após variações positivas em abril, maio e junho. “Enquanto o volume de atividades no 1º trimestre foi 11,4% menor em relação ao mesmo período de 2023, no segundo trimestre, a queda foi de 6,1%. Isso indica uma boa recuperação do segmento, com uma tendência positiva para os próximos meses”, prevê o Relatório Connect.

Uma das causas para a ampliação do turismo no Espírito Santo é o nível de preços dos produtos turísticos. Isso porque, de modo geral, os valores subiram menos na Grande Vitória (2,14%) do que no Brasil (2,48%) neste ano. Houve queda nos custos de passagens aéreas (-51,46%), passagens de ônibus interestadual (-3,14%) e nos pacotes turísticos (-17,06%). De acordo com os especialistas do relatório, tudo isso contribui para o aumento no número de turistas no estado.

Outro fator que alavancou as atividades turísticas capixabas em junho foram os grandes eventos como o Espírito Santo Innovation Experience (ESX), realizado em Vitória e considerado o maior no estado na área de inovação, tendo mais de 20 mil visitantes, a Feira dos Municípios, que ocorreu na Serra e apresentou as 78 cidades e suas cultura, história, gastronomia e locais de lazer, recebendo mais de 80 mil pessoas, e também a Festa do Imigrante Italiano, em Santa Teresa, para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil.

“Tais eventos são de extrema importância para o setor turístico no estado. Por um lado, eventos como o ESX estão relacionados ao turismo de negócios, com diversos empresários e visitantes de outros estados. Por outro lado, eventos focados na exposição das cidades, como a Feira dos Municípios e a Festa do Imigrante Italiano, permitem que os turistas de outros estados e os próprios capixabas conheçam a diversidade e os atrativos de cada região do Espírito Santo”, ressaltou Ana Carolina Julio.

Fonte: C2 Comunicação

Veja também

webnário

Webinário discute importância da ética e do cuidado integral na farmacologia para idosos

festa do vinho e uva

Festa do Vinho e da Uva agita Santa Teresa

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos