Três dias após família se mudar, casa desaba em Afonso Cláudio
Publicado em 05/02/2018 às 17:44
Uma família escapou de uma provável tragédia na comunidade de Esplanada, no Bairro São Vicente, em Afonso Cláudio, região serrana do Estado. As chuvas que caem sobre o solo afonsoclaudense é o provável motivo do desabamento, ocorrido ontem (04), por volta das 22 horas. Uma família que morava na casa de número 117, mudou-se do local na última sexta-feira (02).
As incessantes chuvas que enchem os rios, recuperam nascentes e regam as plantas, são as mesmas que deixam as estradas da Capital da Biodiversidade, intransitáveis. A maioria dos distritos não podem ser acessadas pelas estradas de terra, que antes das chuvas, receberam as máquinas da prefeitura, para melhorias. Em vários pontos, barreiras caíram e carros ficaram atolados.
Um morador relata que todos esses problemas são pequenos diante da necessidade das chuvas. “Graças a Deus quando a casa desabou não havia ninguém em seu interior. O resto é pouco, já que por muito tempo esperamos essas chuvas na nossa região, para dar fim aos problemas hídricos” relatou Damm, morador de Serra Pelada.
Andressa Vitali dos Reis, 22, residia com mais três filhos pequenos na casa e, segundo informações de vizinho, ela está no início de mais uma gravidez. Quatro vidas estavam sob um teto em condições precárias, cujo dono é residente no município de Brejetuba. Comprovamos in loco que dois cômodos foram ao chão, entretanto, o que sobrou em pé corre o risco de cair.
Por sorte, três dias antes do desabamento dos cômodos, a família havia se mudado. No mesmo bairro existem outras casas comprometidas, cujos proprietários relatam que já buscaram ajuda ao Poder Público, por meio da Ação Social, mas até agora, sem respostas. São famílias sem as mínimas condições de bancarem uma reforma, conforme apuramos.
A previsão do Climatempo é de muita chuva na região até a próxima sexta-feira (09). A Defesa Civil Nacional alerta para os riscos de deslizamentos de terra e queda de árvores. Os rios ganharam grandes volumes de água, mas longe ainda do nível que preocupa. A novela sobre a obra de contenção de talude deve ganhar mais alguns capítulos, mas a população do Morro da Cesan espera um final feliz. Esta obra estava prevista para ser entregue em 2016.