Trânsito de animais será bloqueado em caso de inadimplência de vacinação contra brucelose

Publicado em 04/12/2024 às 14:38

Compartilhe

foto

Foto: Idaf

Os criadores de animais que não vacinaram as bezerras contra brucelose na época preconizada (3 a 8 meses de idade) não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para movimentar bovinos em qualquer faixa etária. A medida foi implementada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e atende à prerrogativa de melhor controle e imunização do rebanho.

Segundo o gerente de defesa sanitária e inspeção animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, esse controle já era feito, porém de forma manual, portanto, o bloqueio nem sempre acontecia. “Entretanto, sabemos da importância de manter o rebanho imunizado e já vínhamos buscando pela atualização do sistema, de forma que essa identificação fosse automatizada, tornando mais efetiva a vigilância em saúde animal”, destacou Cipriano.

Com a atualização do sistema, as propriedades rurais com fêmeas bovinas na faixa etária de 9 a 12 meses, e que foram evoluídas sem a vacina B19, ficarão bloqueadas para o trânsito de bovinos de qualquer faixa etária. Aqueles que ainda não fizeram a vacinação de seus animais, devem providenciar a imunização o quanto antes.

A médica-veterinária do Idaf Daniele da Costa Montoni, responsável no órgão pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), explica o desbloqueio da propriedade ocorrerá apenas após a comprovação da vacinação das fêmeas bovinas de 9 a 12 meses com a vacina RB51. “A medida é fundamental para a saúde pública, uma vez que, sendo uma zoonose de distribuição mundial, a brucelose acarreta problemas sanitários e prejuízos econômicos importantes. Dessa forma, é essencial o comprometimento dos criadores com a sanidade do rebanho”, destacou Daniele Montoni. 

Como funciona?

A vacinação de bezerras é obrigatória entre 3 e 8 meses de idade, sendo utilizada a vacina B19. Quando a vacinação não ocorre nessa faixa etária, deve ser utilizada a RB51 para a imunização.

A vacinação

A vacinação somente pode ser feita por médico-veterinário cadastrado no Idaf ou vacinador sob responsabilidade do veterinário. A relação dos veterinários cadastrados no Espírito Santo está disponível neste link: https://idaf.es.gov.br/brucelose-e-tuberculose.

Após a vacinação, é preciso comprovar a realização do procedimento ao Idaf, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), no prazo de até três dias consecutivos.

A não comprovação pode acarretar penalidades ao produtor e ao médico-veterinário responsável pela vacinação.

Texto: Francine Castro/Fonte:Assessoria de Comunicação/Idaf

Veja também

Numerous gold coins spilled out from the treasure chest. Old-style wooden treasure chest tightly assembled with rusted metal strips. Golden Coin and bar on floor. 3D Rendering

Bilionário lança caça ao tesouro com pistas que levam a uma fortuna de R$ 12 milhões

foto

Trânsito de animais será bloqueado em caso de inadimplência de vacinação contra brucelose

Woman hand sign for stop abusing violence, Human Rights Day concept.

Brasil contabiliza mais de 11 mil nascimentos decorrentes de violência sexual

IMG-20241203-WA0001

Seminário analisa Unidades de Pesquisa Participativa em sistemas de Café Arborizado no Espírito Santo

Buda, em Ibiraçu. Foto Setur-2

A Estátua do Grande Buda de Ibiraçu ganhará iluminação laranja em celebração ao Dia de Doar

54181444538_dcceb8ed27_o_copiar

Agroindústrias receberão R$ 546,6 bilhões em investimentos até 2029

leilão-carro

Detran|ES promove leilão de veículos conservados e sucatas em dezembro

Marcel Carone

Ambiência para a Diversidade: A Chave para uma Educação Inclusiva