Tradição centenária do “Bom Princípio” se mantém em Marechal Floriano

Publicado em 06/01/2023 às 21:02

Compartilhe

Tradicao-centenaria-do-Bom-Principio-se-mantem-em-Marechal-Floriano

Texto: Cícero Modolo / Fotos: Divulgação

Dezenas de crianças de Araguaya, em Marechal Floriano, iniciaram o ano acordando bem cedinho. Os pequenos podiam ser vistos, às 5h35, batendo nas portas das casas, em frente à antiga estação ferroviária do distrito, e parando os Nônos e Nonas pelas ruas para pedir “Bom Princípio de Ano Novo”.

Para muitos moradores, dar balas, doces ou até mesmo dinheiro para as crianças significa ter um ano cheio de prosperidade. Essa manifestação cultural foi trazida da Itália, pelos imigrantes. No início da colonização italiana, as crianças embrenhavam-se pelas picadas, a pé e descalças para desejar o “buon principio d’anno” e geralmente ganhavam algo em troca.

As crianças ficam alvoroçadas e curiosas para saber o que vão ganhar e enchem as sacolas de presentes. Anualmente, no capodanno (passagem de ano), as crianças da região de Araguaya percorrem as casas desejando “buon principio d’anno”, ou um bom início de ano. As famílias se preparam com os pacotes especiais para entrega, sempre na manhã do dia 1º de janeiro, quando recebem o desejo de um feliz ano novo e prosperidade. Neste ano, foram distribuídas mais de 100 sacolas de doces.

O “Bom Princípio de Ano Novo” é declarado um Patrimônio Cultural Imaterial em Marechal Floriano, realizado anualmente no distrito de Araguaya, por meio da Lei Municipal Nº 2.365, de 10 de setembro de 2021. Também foi inserido no calendário de eventos do município, pela Lei Municipal Nº 1.507, de 27 de agosto de 2014.

O presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, que mora em Araguaya, sempre está ajudando a comunidade para manter viva essa tradição centenária que foi trazida da Itália, pelos imigrantes.

“Ver a alegria das crianças não tem preço. Que nosso Senhor continue sempre abençoando e protegendo nossas crianças. Minha pequena Ana Cecília também participou, já são quatro gerações de nossa família que participam dessa tradição que não pode acabar. Parabéns a todos que colaboram para manter viva essa tradição. Que Deus continue abençoando todas às crianças”, disse Cezinha Ronchi.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido