Torta de palmito: uma tradição que virou negócio em Alfredo Chaves

Publicado em 28/03/2018 às 14:10

Compartilhe

A culinária capixaba conta com uma vasta opção de pratos típicos, resultado da herança cultural, trazida pelos colonizadores europeus, índios e africanos.

Um exemplo é a torta capixaba de palmito, que em Alfredo Chaves não poderia ser diferente. Evidente na Semana Santa, período em que boa parte dos cristãos ficam em abstinência de carne vermelha, o sacrifício acaba sendo compensado pela tradição de apreciar a torta capixaba. O prato é praticamente obrigatório na mesa de todas as famílias alfredenses.

Quem entende da receita que está na família desde a sua bisavó é a servidora pública Magda Escandiani. Ela afirma que é o 4º ano recebendo encomendas. Desde então, a alfredense prendada se organiza no final de semana que antecede a Páscoa, para preparar os pedidos dos clientes que são vizinhos, amigos e colegas de trabalho.

“Gosto muito de cozinhar e fazer diversos tipos de receitas. Então resolvi unir o útil ao agradável para fazer uma renda extra e complementar o orçamento familiar. Acredito que meus clientes ficam satisfeitos, porque sempre voltam a encomendar”, comemorou.

Magda disse ainda que as tortas mais pedidas são as de palmito com bacalhau, porém também atende a outros recheios, conforme o gosto, como por exemplo, frutos do mar. A média de preço é de R$ 50,00 o quilo.

Segundo o Secretário de Turismo e Cultura do município, Fernando Volponi, por ocasião da Semana Santa, a típica torta de palmito é mesmo o prato tradicional da época, em Alfredo Chaves. “Ela é feita em todas as casas, porém, independente do credo religioso, a tradição secular sempre fala mais alto.

Torta de palmito uma tradicao que virou negocio em Alfredo Chaves 2Veja a receita:
Ingredientes
– 500g de palmito cozido e exprimido;
– 400g bacalhau desfiado e dessalgado;
– 09 avos;
– Uma Cebola, quatro dentes de alho;
– Azeite, azeitona, coentro, cebolinha verde, salsa;
– Sal a gosto.

Modo de Preparo
– Reforgue o palpito e o bacalhau com o alho, a cebola picada e o azeite. Misture tudo e meixa sempre para não queimar. Deixe no fogo por 10 minutos. Depois bata 4 ovos, misture tudo e desligue o fogo.
– Unte um refratário com azeite, coloque o preparo, decore com rodelas de cebolas e azeitonas e finalize com 5 cinco ovos batidos. Leve ao forno e asse por aproximadamente 40 minutos.
– Uma receita tem o rendimento para 06 pessoas.

Veja também

WhatsApp Image 2024-11-25 at 16.12.50-1

Delegação capixaba pronta para brilhar na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

WhatsApp Image 2024-11-25 at 09.27.59

Hemoes celebra 25 anos com homenagem aos doadores no Dia Nacional do Doador de Sangue

Empresário morre em acidente

Empresário de Venda Nova do Imigrante morre em acidente na BR-262

Imagem do WhatsApp de 2024-11-25 à(s) 17.10.27_ab19d6d4

Dalton Perim anuncia três secretários, propõe pediatria 24h, mais estradas, calçadas e ciclovias em Venda Nova do Imigrante

Capa-25

SERDIA beneficia pessoas com deficiência intelectual e autismo no sul do Espírito Santo

Close up of confident senior man brewer with self crafted beer in glass on wooden barrel on grey background. Owner of factory presented his products of brewing. Oktoberfest, drink, alcohol, industry.

Pesquisa realizada em programa da Fapes indica que óleo de lúpulo pode melhorar aroma das cervejas artesanais

WhatsApp Image 2024-11-25 at 11.36.26

Governo do Estado beneficia 29 municípios com entrega de 35 equipamentos agrícolas

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga