GASTRONOMIA

Gastronomia

Torta de palha italiana

Publicado em 12/03/2019 às 11:54

Compartilhe

Torta de palha italianaDia desses fui convidado para participar de um almoço, na casa de um casal de amigos em Domingos Martins e, por assim dizer, “convocado” a preparar e levar uma sobremesa, tarefa que aceitei de imediato e com muito prazer.

Comecei, então, a pesquisar algo que nos remetesse à culinária local, quando me veio à cabeça a receita desta torta, já que a “palha italiana”, não nesta forma, mas sim em pequenos tabletes individuais deliciosos, embrulhados em papel celofane e amarrados com um laço de fita, é bastante comum de se encontrar no município, seja nas confeitarias, nas cafeterias, nos restaurantes ou nas lojas que vendem produtos caseiros artesanais.

Comecei a preparação derretendo em fogo baixo quatro barras, de 100 g cada, de chocolate meio amargo, junto com uma colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal e uma lata de leite condensado (375 g), mexendo até dar o ponto de “brigadeiro”, ou seja, até começar a soltar do fundo da panela. Tirei do fogo, deixei esfriar um pouco e adicionei duas caixinhas de creme de leite (200 g cada), misturando o suficiente para ficar bem homogeneizado.

Na sequência coloquei uma xícara de leite frio numa travessa e fui embebendo, um a um, 500 g de biscoitos “maisena” e arrumando-os numa forma metálica com 22 cm de diâmetro e fundo removível, numa primeira camada no fundo. Cobri esta camada com uma quantidade generosa do “brigadeiro” e, em seguida, repeti o processo com outras camadas de biscoitos e de chocolate, sendo que finalizei deixando a cobertura com uma deste último.

Por cima de tudo salpiquei um pouco dos mesmos biscoitos “maisena”, só que esmigalhados: coloquei algumas unidades num saco plástico, fechei-o e bati com uma colher de pau até achar que o tamanho dos pedaços estavam nem tão pequenos nem tão grandes para enfeitar a torta.

Deixei na geladeira até a hora de servir e, pelo o que comentaram aqueles que a experimentaram, estava muito boa, sendo que o chocolate meio amargo deu um toque muito especial!

Bom proveito e até a próxima!

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses

Últimos artigos de Gastronomia

Receita de Nhoque de inhame

Receita de Escondidinho de fruta-pão, ervilhas e frango desfiado

Receita de “Falso” pudim de morangos

Receita de Crumble de manga

Receita de Cassoulet de frango