Tiroteio em escola nos EUA deixa ao menos 3 mortos e 6 feridos
Publicado em 17/12/2024 às 09:27
Foto: Freepik
Um tiroteio em uma escola nos Estados Unidos resultou em pelo menos três mortes e seis feridos nesta segunda-feira (16). O ataque ocorreu na Abundant Life Christian School, em Madison, Wisconsin. Inicialmente, a polícia havia informado um número maior de vítimas fatais, mas posteriormente revisou a informação. As autoridades ainda não divulgaram a identidade do atirador, mas relataram que ele estava armado com uma pistola 9 mm.
O atirador foi encontrado morto dentro do prédio, e as autoridades indicaram que não houve troca de tiros com os policiais, suspeitando de suicídio. Também existe a hipótese de que o atirador fosse aluno da instituição. As seis vítimas foram levadas para o hospital, mas não há detalhes sobre o estado de saúde delas.
A polícia chegou à escola às 10h57 (horário local, 13h57 no Brasil) e, ao chegar, encontrou várias vítimas com ferimentos a bala, conforme informado pelos oficiais.
Tiroteios nas escolas dos EUA De acordo com a CNN, este tiroteio em Madison é o 83º registrado em 2024, superando 2023 como o ano com o maior número de tiroteios em escolas desde que a emissora passou a monitorar esses episódios, em 2008. Em 2023, foram registrados pelo menos 82 tiroteios em escolas.
Investigação em andamento A polícia local está conduzindo as investigações iniciais e pediu à população que evite a área. “Esta continua sendo uma investigação ativa e em andamento. Mais informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis”, disseram os oficiais. Até o momento, os nomes das vítimas não foram divulgados para que as famílias sejam notificadas de maneira adequada.
O chefe da polícia local, Shon Barnes, comentou: “Hoje é um dia muito triste, tanto para nós quanto para todo o nosso país. Por volta das 10h57, os policiais responderam a um chamado de tiroteio em escola e, ao chegarem, encontraram vários alunos feridos.” Ele também acrescentou: “Mais um chefe de polícia está falando sobre a violência em nossa comunidade, especificamente em um dos lugares mais sagrados para mim, como alguém que ama a educação e tem filhos na escola.”
Posicionamentos do governo e da escola O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre o tiroteio e, segundo Emilie Simons, secretária e assessora de imprensa da Casa Branca, “Oficiais seniores da Casa Branca estarão em contato com as autoridades de Madison para oferecer toda a ajuda necessária.”
O governador de Wisconsin, Tony Evers, se manifestou no Twitter: “Estamos orando pelas crianças, educadores e toda a comunidade escolar da Abundant Life enquanto aguardamos mais informações. Agradecemos aos primeiros socorristas que estão trabalhando rapidamente para responder.”
A escola também se pronunciou, pedindo orações: “Compartilharemos informações conforme formos capazes. Por favor, orem pela nossa Família Challenger.” A instituição conta com cerca de 400 alunos de diferentes idades.