TikTok será desativado nos EUA no próximo domingo, segundo portal
Publicado em 16/01/2025 às 13:49
Foto: Freepik
De acordo com o portal americano de tecnologia The Information, o TikTok será desativado para usuários nos Estados Unidos no domingo, 19 de janeiro. Essa data marca a possível entrada em vigor de uma proibição federal da plataforma, caso a Suprema Corte não suspenda a medida.
Se o aplicativo for desativado para todos os usuários nos EUA pelos desenvolvedores, o impacto será diferente do previsto pela legislação. A lei estabelecia que apenas novos downloads do TikTok nas lojas de aplicativos da Apple e Google seriam proibidos, permitindo que usuários existentes continuassem acessando a plataforma temporariamente.
O que ocorrerá se a medida for aplicada?
De acordo com um relatório do TikTok obtido pelo portal, os usuários que tentarem abrir o aplicativo verão uma mensagem pop-up redirecionando-os a um site com informações sobre a proibição.
A plataforma também pretende oferecer aos usuários a opção de baixar seus dados pessoais para que possam manter um registro de suas informações. O TikTok é controlado pela empresa chinesa ByteDance, que não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Entenda o caso
O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma lei em abril de 2023 exigindo que a ByteDance vendesse seus ativos no país até 19 de janeiro de 2025, sob pena de enfrentar uma proibição nacional.
Enquanto isso, o TikTok e outras empresas ligadas à plataforma buscaram, na Justiça, ao menos um adiamento na implementação da medida, argumentando que ela viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão contra interferências governamentais.
Em um processo judicial de dezembro, o TikTok revelou que, caso a proibição dure um mês, estima que um terço dos 170 milhões de usuários americanos deixará de acessar o aplicativo.