Teste em domicílio de coronavírus será feito em 27 municípios do Espírito Santo

Publicado em 05/05/2020 às 15:18

Compartilhe

Para detectar o avanço do coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, o governo estadual fará testes em moradores de 27 municípios do Estado, em suas residências, a partir da próxima semana. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, em uma entrevista coletiva concedida pela internet, na manhã de hoje (05).

O secretário informou que serão feitas escolhas aleatórias das residências que receberão a equipe de saúde. “Iremos testar cerca de 32 mil capixabas a cada 14 dias. Isso nos permite fazer uma projeção estatística para ver quantos capixabas tiveram contato com a Covid-19. Dessa forma, podemos analisar se a disseminação da doença está crescendo ou diminuindo e qual é a força de transmissão em cada ciclo de testagem”, contou.

O secretário informou que está sendo montada uma estratégia de divulgação para informar aos capixabas como será feita essa enquete sorológica. Segundo ele, apenas com a redução de mortes, de pacientes internados e de pessoas testando positivo para a doença, em um período de 14 dias, será possível pensar em diminuir as orientações de isolamento social. O secretário não informou o nome dos municípios que receberão a ação de testagem em domicílio.

AUMENTO DE CASOS – Nésio informou que nos últimos dias tem aumentado o número de pessoas testadas com resultados positivos. “No início da pandemia no Estado, uma pessoa a cada 11 testadas tinha o exame positivo. Hoje, esse número é de 35%”, informou. O secretário de saúde reforçou o pedido para que a população mantenha o distanciamento social.

“Se a pessoa tiver síndrome gripal, faça isolamento por 14 dias após procurar atendimento médico. O governo não quer determinar medidas punitivas para quem não respeitar as orientações de isolamento e de prevenção. Precisamos da colaboração de todos nesse momento crítico”, apelou Nésio Fernandes. Até a noite de ontem, 3.351 pessoas haviam testado positivo para a doença. Desse total, 1.023 pessoas estão curadas e 123 morreram. Foram realizados mais de 15 mil testes em capixabas.

LOCKDOWN – Ainda de acordo com o secretário, o Espírito Santo é o Estado com maior índice de pessoas testadas a cada milhão de habitantes. Nésio também falou que não está descartado o lockdown, em que o fluxo de pessoas e veículos é proibido e apenas funcionam os serviços essenciais, como alimentação e farmácias. Até indústrias são fechadas.

“Essa é uma medida extrema, que deve ser medida tomada apenas nos territórios em que há o colapso relacionado à doença e de capacidade de atendimentos em hospitais. Não se descarta que algum Estado possa decretar o lockdown em todo seu território. Mas, essa medida é desenhada em regiões específicas. É preciso que toda a sociedade entenda que estamos em um mês crítico e que estudos recentes apontam que o pico da pandemia pode ser em junho e julho”, enfatizou.

Veja também

aviao_explode_em_ubatuba_sp

Piloto morre após queda de avião em Ubatuba

Rodrigo Schena_Raisa Haig

Começam as obras de reforma do Centro Cultural Carmélia

chuva-3

Detran|ES orienta proprietários de veículos que perderam a placa na chuva

mcam20022020-4

Receita esclarece que não cobrará imposto por Pix

10489

Retrospectiva 2024: educação capixaba destaca com ações de apoio psicossocial e combate à evasão escolar

batata_baroa_freepik

Passo a passo para produzir mudas de batata-baroa com qualidade

WhatsApp Image 2025-01-07 at 15.01.23

Saúde conta com novo Zé Gotinha para auxiliar em estratégias de vacinação em todo Estado

2150238984

Estudo investiga a relação entre padrões alimentares e obesidade entre trabalhadores rurais de Santa Maria de Jetibá