Terremoto de 6,8 atinge os Himalaias, deixando 126 mortos e mais de 130 feridos
Publicado em 07/01/2025 às 17:37
Foto: Freepik
Um poderoso terremoto atingiu a região dos Himalaias, no Tibete, sudoeste da China, na manhã desta terça-feira, causando ao menos 126 mortes e deixando mais de 130 pessoas feridas, de acordo com a imprensa estatal. Imagens de câmeras de segurança compartilhadas nas redes sociais mostram produtos despencando de prateleiras em supermercados, casas desabando e pessoas em pânico correndo por causa dos tremores secundários.
O terremoto, com magnitude de 6,8, ocorreu pouco depois das 9h no condado de Dingri, próximo à fronteira com o Nepal, informou a agência de notícias estatal Xinhua. Vídeos mostram o momento em que moradores locais fogem aterrorizados pelo terremoto.
O epicentro foi registrado no condado chinês de Dingri, às 9h05 (horário local). “O condado de Dingri e áreas próximas sentiram tremores muito intensos, levando ao colapso de vários edifícios nas proximidades do epicentro”, divulgou a emissora estatal CCTV.
Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estimou a magnitude em 7,1. A agência Xinhua informou que, até as 10h (horário local), múltiplas réplicas foram registradas, sendo a mais forte de magnitude 4,4.
As autoridades locais estão avaliando o impacto do terremoto nas áreas afetadas, segundo a Xinhua. Em Katmandu, capital do Nepal, localizada a mais de 200 km a sudoeste do epicentro, edifícios chegaram a balançar, e as autoridades estão analisando possíveis danos na região.