Teatro da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo leva multidão à Marechal Floriano
Publicado em 31/03/2018 às 12:53
“Hosana o filho de Deus é o Rei”. A frase que possui o significado “Salva-nos agora, ó tu que habitas nas maiores alturas” foi proferida pelos 50 atores amadores que se apresentaram na peça teatral “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, na noite desta Sexta-feira Santa (30).
Os participantes gritavam a frase na entrada do Ginásio de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, enquanto o ator amador principal da peça, o professor Donato Alencar, também seguia para o local da apresentação, mas não caminhando, e sim, no lombo de um burrinho.
A peça levou mais de 1,5 mil pessoas ao local da apresentação lotando as arquibancadas do Ginásio de Esportes e ainda as cadeiras disponíveis no espaço de uso para preparações físicas e outras práticas de esportes. Os artistas foram aplaudidos de pé na entrada e o mesmo ao término do espetáculo.
Com o grupo teatral já na quadra, o padre Marcos Brito, falou para o público em termos bíblicos o que ocorreria após aquele momento. Em seguida, foi iniciada a peça teatral com os vários atos, sempre com o destaque para o ator principal Donato Alencar, o Jesus Cristo, que seria crucificado.
No palco da quadra foram iniciadas as cenas que determinaram o resultado já esperado: a crucificação de Jesus Cristo. Os procedimentos de condenação foram todos bem explícitos pelos artistas, garantidos pelas decorrentes salvas de palmas ao final de cada ato.
Após mais de uma hora de apresentação foi se aproximando o momento final da peça com a real “crucificação” do personagem de Cristo. Todos os procedimentos bíblicos foram bem mostrados e amarrado, Donato foi encaminhado à uma espaço da quadra e no alto, aconteceu a crucificação e sua morte seguida. No local, dois artistas, “os ladrões”, já estavam presos às cruzes.
Foram mostradas as cenas de Maria, mãe de Jesus, que chegou ao seu lado e mostrou o desespero com a morte do seu filho, no alto da quadra. Palmas não faltaram durante toda a apresentação. A ressurreição de Cristo também foi um espetáculo à parte. Donato surgiu no alto da quadra sendo aplaudido por todos que assistiram a peça.
Antes da ressurreição, a personagem de Maria, mãe de Jesus, subiu ao alto onde estaria morto “Jesus” e mostrou habilidade teatral “chorando a morte do filho”. Ela lamentou também o não encontro do “morto” na sepultura e comemorou muito a ressurreição, última cena do espetáculo.
A apresentação teatral desta Sexta-feira Santa, que levou a multidão à quadra, emocionou a grande maioria dos moradores que já havia assistido o espetáculo e também dos visitantes da cidade, que se impressionaram com a habilidade dos artistas amadores que foram muito aplaudidos ao final das cenas.
O comerciante Jorge Castro, que passa o feriadão em um condomínio na região, disse que o trabalho realizado pelo grupo e coordenadores é espetacular e digno de ser levado à outras cidades. A população daqui está de parabéns por ter a oportunidade de assistir. Ano que vem estarei aqui”, disse.