Tapetes com flores para comemorar Corpus Christi nas montanhas
Publicado em 11/06/2017 às 11:36
No dia 15 de junho é comemorado o dia de Corpus Christi. O ponto alto das comemorações é a exposição de belos tapetes que são confeccionados pelas diversas comunidades católicas dos municípios das montanhas. Em Marechal Floriano e em Domingos Martins são realizadas tradicionais festas nesse dia.
Em Marechal Floriano, na localidade de Santa Maria, a data é lembrada com uma celebração religiosa no dia 15 de junho, seguida da procissão e do tradicional almoço, roleta, barraca com venda de produtos da região, churrasco, rifa, apresentações de danças folclóricas e forró.
São mais de 500 metros de tapetes multicoloridos ao redor da Igreja de São José. Este ano serão comemorados os 86 anos de celebração do Corpus Christi na comunidade. Na Sede de Marechal Floriano, famílias irão preparar cerca de 512 metros de tapete colorido, com celebração a partir de 10h.
Já em Domingos Martins, na comunidade de Santa Isabel, haverá missa e procissão sobre os tapetes, no dia 15, a partir de 10h. São quase 500 metros de tapete feito pelos moradores do distrito ao longo da Avenida Padre Francisco Albers, passando em frente à igreja.
Na localidade de Paraju, a data é comemorada há 106 anos, com celebração de uma missa seguida da procissão sobre os tapetes. Esse ano, os festejos para comemorar o Corpus Christi acontecem no dia 18 de junho, em um domingo.
Em Pedra Azul, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima também irá comemorar a data no domingo, dia 18, com uma celebração religiosa e procissão com o Santíssimo Sacramento sobre os cerca de 220 metros de tapetes coloridos.
Na localidade de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, também será celebrada a festa de Corpus Christi. O tapete será confeccionado pelas comunidades da Paróquia de São Pedro e a missa terá início às 10 horas do dia 15.
Em Alfredo Chaves, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição está preparando uma programação para comemorar a data. A missa seguida da procissão sobre os tapetes será no dia 15, às 16h, na sede do município, nas ruas próximas da igreja.