Suspeita de envenenamento de lagoa deixa famílias sem água em Domingos Martins

Publicado em 16/05/2018 às 18:04

Compartilhe

Várias famílias entre as localidades de Alto Galo e Biriricas, em Domingos Martins, estão, desde o último sábado (12), sem poder utilizar a água para o trabalho e os afazeres domésticos, devido a uma suspeita de contaminação com veneno da lagoa que abastece as propriedades da região.

Suspeita de envenenamento de lagoa deixa famílias sem água em Domingos MartinsDe acordo com o morador da região, Wellington Brandão Pereira, sua esposa foi quem viu que a água estava com uma coloração diferente e apresentando uma espuma branca. “No sábado (12), eu sai de casa por volta das 5h30 para descarregar um carro de ração, e quando voltei para casa minha esposa disse que água estava com odor muito forte e espumando. Nós abrimos a torneira e quando vimos à situação já pensamos que poderia ser alguma substância dentro do poço”, lembra o agricultor.

Wellington conta que, junto com a esposa, foi até o poço e também ao tanque, localizado na propriedade onde ele trabalha, e ambos viram que os peixes estavam mortos. “Fomos até o poço, à mina d’água estava com uma coloração azul e o tanque estava com espécie de pasta na cor rosa. Vimos que estava tudo contaminado. Nossos animais não morreram porque rapidamente nós fizemos o corte no abastecimento da água”, relata o morador.

Após ver a situação, o agricultor foi em outras propriedades para alertar os moradores e para mostrar a espuma que estava presente na água. Uma das residências foi a do também agricultor Maximiano Bandeira Filho. “O Wellington desconfiou da coloração e da espuma na água e trouxe para eu ver. Eu vi que estava com cheiro de veneno. É a primeira vez que acontece esse tipo de situação na nossa região”, disse Maximiano.

Wellington também conta que desde sábado vem contando com a ajuda dos vizinhos e que está priorizando seus animais. “Estamos tomando banho, fazendo nossas refeições e pegando água para nossas criações nas casas dos vizinhos. Nós estamos deixando de fazer vários serviços e temos como prioridade os nossos animais que não podem morrer de sede”, finalizou o agricultor.

Suspeita de envenenamento de lagoa deixa famílias sem água em Domingos Martins 2Polícia Civil investiga o caso

A Polícia Civil, juntamente com a Polícia Ambiental, foi acionada pelos moradores e esteve no local, na tarde da última terça-feira (15), recolhendo amostras da água, dos peixes mortos e das substâncias encontradas nos reservatórios dos moradores.

Na manhã desta quarta-feira (16), seis moradores da região estiveram na delegacia da Polícia Civil, no Centro de Domingos Martins, prestando depoimento. Eles também foram orientados a procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com o delegado, Geraldo Peçanha, foi solicitado que o resultado das análises das amostras recolhidas seja dado em caráter de urgência. “Vamos nos dedicar ao máximo neste caso e se for comprovado que se tratou de uma ação de envenenamento, vamos apurar o caso e descobrir os responsáveis”, declarou o delegado.

Veja também

pesquisa de preço

Pesquisa de preços de materiais escolares realizada pelo Procon-ES aponta diferença superior a 400% entre lojas

nelore

Circuito Nelore de Qualidade 2024 avaliou mais de 38 mil animais no Brasil, Bolívia e Paraguai

Imagem do WhatsApp de 2025-01-10 à(s) 17.09.41_a061dd89

Defesa Civil emite alerta de novas chuvas nas montanhas capixabas para o fim de semana

478

Fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado morto no rio Sena

45_donald_trump-1024x1024 White House

Trump é condenado simbolicamente por fraude contábil em caso envolvendo ex-atriz pornô

3595

Sanções econômicas e recompensa por captura: as reações à posse de Maduro após eleição contestada

inlacao1

Clima, dólar e preço da carne explicam inflação acima da meta em 2024

16751

Vietnã facilita comércio de couro brasileiro