Gastronomia
Spaghetti alla carbonara
Publicado em 27/10/2023 às 17:00
Acredita-se que tenha sido uma receita da culinária italiana apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria, daí o nome.
É uma preparação muito simples e, para um dia chuvoso e frio como o de hoje, aqui em Domingos Martins, ES, nada como um prato quentinho e saboroso…
Para duas pessoas, começo cortando, em pedaços pequenos, duas unidades de linguiça fininha e defumada, as quais levo para uma frigideira aquecida, sem óleo ou outro tipo de gordura, fritando-as até ficarem crocantes, e reservo.
Simultaneamente coloco 2 litros de água de água para esquentar, junto com duas colheres de sopa de sal. Quando inicia a fervura ponho 250 g de massa tipo spaghetti, de grano duro, nesta água e deixo cozinhando por 8 a 9 minutos, até ficar al dente. Então retiro a massa e a escorro. Separo uma xícara da água fervente e descarto o restante.
Escorro a massa, volto a panela para o fogo e adiciono uma colher de sopa de azeite e uma de tempero caseiro de alho e cebola, deixando fritar um pouco. Adiciono a água do cozimento que estava separada e o spaghetti cozido. Dou uma bela misturada, junto os pedaços da linguiça fritos e o conteúdo de uma caixinha (200 g) de creme de leite (os puristas dizem que é um sacrilégio colocar creme de leite, eu já não acho: fica muito bom!).
Desligo o fogo, mexo para homogeneizar e adiciono três ovos crus, mexendo bem novamente de maneira que eles cozinhem no calor da massa, sem empelotar, deixando a mistura bem cremosa. Ralo um pouco de noz moscada, corrijo o sal e sirvo imediatamente. Já no prato tempero com pimenta do reino ralada na hora e salpico com queijo parmesão ralado grosso. E voilà!
Bom proveito, bom apetite!