SOS Mata Atlântica passa a monitorar as águas dos rios do Espírito Santo

Publicado em 25/06/2024 às 16:44

Compartilhe

geral-25-06-ft-Leonardo-Mercon-reserva-aguia-branca

Fotos: Leonardo Merçon

Uma das maiores iniciativas de monitoramento participativo da qualidade da água no Brasil ganha reforço no Espírito Santo, por meio do patrocínio do Grupo Águia Branca, que fará um investimento de R$ 300 mil até 2026. O Observando os Rios, da SOS Mata Atlântica, reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem. A parceria será oficialmente assinada num evento, dia 26 de junho, das 10h às 13h, na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta. 

O Grupo é a primeira empresa capixaba a apoiar o programa e a parceria se dá, sobretudo, no âmbito da causa Água Limpa, defendida pela ONG, que luta há mais de 35 anos pela despoluição dos rios da Mata Atlântica. O objetivo é fortalecer os grupos de voluntários participantes e ampliar os pontos de coleta, bem como atuar de forma conjunta em estratégias de sensibilização e engajamento das comunidades envolvidas.

“O nosso apoio ao projeto foi motivado pela grande sinergia com os objetivos da Reserva Águia Branca, área de preservação ambiental mantida pelo Grupo, onde buscamos contribuir para o desenvolvimento local de forma sustentável e colaborativa”, explica a Head de Sustentabilidade do Grupo Águia Branca, Adriana Denadai.

Na região da Reserva Águia Branca, localizada nas montanhas capixabas, quatro pontos de monitoramento estratégicos serão estabelecidos – dois dentro da própria Reserva e outros dois em comunidades vizinhas. A ideia é que o trabalho de monitoramento envolva não apenas a população local, mas os visitantes que frequentam a unidade de conservação. “Acreditamos que essa atuação a várias mãos contribuirá na construção de uma base sólida para a tomada de decisões e implementação de estratégias eficazes de conservação da natureza”, reforça Gustavo Veronesi, coordenador do programa.

Sobre o Observando os Rios

A iniciativa acontece em 17 estados, com cerca de 300 pontos de coleta e participação de mais de 2 mil pessoas, sendo a maior rede de voluntários ligada à causa Água no Brasil.

O monitoramento das águas é realizado com auxílio de um kit desenvolvido e disponibilizado pela SOS Mata Atlântica. Os grupos fazem a medição uma vez por mês e enviam os resultados por canais digitais. Os indicadores contribuem para ampliar o conhecimento da sociedade civil e gestores públicos sobre a condição ambiental dos rios e mananciais brasileiros.

Serviço:

Evento de mobilização do Observando os Rios. Roda de Conversa mediada pela SOS Mata Atlântica e com a presença de Wagner Eduardo Vasconcellos – Promotor de Justiça da 14ª Promotoria de Justiça Cível de Cachoeiro de Itapemirim (Curadoria de Meio Ambiente) e Paulo Henrique Moulin Breda – Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim
Data: 26 de junho, das 10h às 13h
Local: Reserva Águia Branca, Vargem Alta

Fonte e foto: Grupo Águia Branca

Veja também

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas