Protesto deixa Sommerfest sem policiamento neste fim de semana em Domingos Martins
Publicado em 04/02/2017 às 22:53
Esposas e familiares de policiais da 6ª Cia Independente da Polícia Militar de Domingos Martins e Marechal Floriano aderiram à manifestação que está ocorrendo em diversos municípios capixabas, pedindo melhores condições de trabalho e aumento salarial aos policiais.
As mulheres estacionaram os seus veículos atrás das viaturas, impedindo que os policiais atendessem às ocorrências. A Sommerfest, a Festa da Cultura Alemã que acontece neste fim de semana em Campinho, Sede de Domingos Martins, não terá policiamento.
Com faixas e cartazes, as mulheres montaram uma barraca ao lado do Destacamento da Polícia Militar, próximo ao portal de entrada de Campinho. Herlânia Carvalho dos Santos Vieira, esposa de um policial, passou o dia em protesto. Segundo ela, essa é a única maneira de sensibilizar o governo estadual e a sociedade quanto à importância de valorizar mais os policiais.
“A polícia do Espírito Santo está sucateada. Já tem muito tempo que a categoria está esquecida e negligenciada. Já que os policiais não podem se manifestar, os familiares estão se unindo para reivindicar por esses direitos. Queremos que o governo dê uma posição. Enquanto não chegar a um acordo, vamos continuar impedindo a saída das viaturas”, destacou Herlânia.
O secretário André Garcia se reuniu com manifestantes, nesta tarde, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Após o encontro, as mulheres que participaram disseram que nenhuma proposta foi apresentada pelo secretário. “Tentaram empurrar a gente com a barriga. Todos os batalhões vão continuar fechados”, disse uma esposa e sogra de policiais militares.
Uma nova negociação com a Sesp foi marcada para a próxima segunda-feira (6), às 13h, no Palácio Anchieta. Devido ao impedimento da saída das viaturas, hoje e amanhã não haverá policiais na Sommerfest, em Campinho, o que deixará os participantes desprotegidos, caso haja alguma confusão.
No município de Santa Teresa, parentes e esposas de policiais militares também impediram a saida de viaturas durante todo o dia de hoje. Mesmo enfrentando chuva, a manifestação ocorreu durante todo o dia.