Quatro dias de muita festa e programação especial na Sommerfest em Domingos Martins

Domingos Martins se prepara para a 31ª edição da Sommerfest, a festa mais alemã da Região Serrana. O Festival da Imigração Alemã será realizado entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, em Campinho. Serão quatro dias de muita festa e programação especial com diversas atividades culturais programados pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Quatro dias de muita festa e programação especial na Sommerfest em Domingos Martins3A Sommerfest é um dos eventos mais aguardados pelos munícipes de Domingos Martins. O Festival rememora a chegada das primeiras famílias de imigrantes à região, em janeiro de 1847. Na ocasião várias atrações são alusivas à data e representadas por descendentes dos imigrantes que residem no município. Ornamentos típicos nas cores das bandeiras da Alemanha (preto, vermelho e amarelo) e de Domingos Martins (azul, vermelho e amarelo) são um dos atrativos na cidade durante o evento.

A variada programação promete agradar moradores do município, descendentes dos imigrantes que já têm por cultura manter a tradição alemã, e também a todos os visitantes que se fizerem presentes.
No domingo (26) as 9h haverá a Celebração no Marco da Colonização Alemã – BR 262, Biriricas , dando abertura oficialmente ao festival.

Nas atrações estão inclusas o tradicional cortejo cultural, apresentações de variados grupos de danças culturais, concurso e desfile da Rainha e Princesas da Sommerfest, o vigésimo ano do concurso do lenhador (uma atração divertida) e muito mais. As atrações acontecerão nos palcos que estarão posicionados no entorno da Praça Dr Arthur Gerhardt e também da rua João Batista Wernersbach (Rua de Lazer).

O tradicional e colorido desfile, onde os participantes se vestem em trajes típicos é aberto e gratuito para participação. Não é necessário fazer inscrição prévia, é só procurar a Secretaria de Cultura e Turismo para receber as orientações de como participar.

Eleição e Concurso para Rainha e Princesas (Regulamento clique aqui)

Quatro dias de muita festa e programação especial na Sommerfest em Domingos MartinsExistem regras e normas que devem ser observadas pelas candidatas interessadas. Elas deverão se comprometer a comparecer pontualmente nos ensaios, reuniões, entrevistas, seções de fotos ou demais ocasiões organizadas pela Comissão, agindo com respeito e cortesia para com os Organizadores. Os ensaios acontecerão nas dependências do Antigo Hotel Imperador nos dias: 28 de janeiro às 18h e no dia 29 de janeiro às 18h.As inscrições para candidatas à Rainha, Primeira e Segunda Princesas da 31ª Sommerfest já estão abertas. Interessadas podem se candidatar de hoje (09) até o dia 19 de janeiro, no Hotel Imperador, Av. Sen. Jefferson de Aguiar - Centro, Domingos Martins. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08h às 17h, e nos sábados e domingos na Casa da Cultura das 10h as 16h.

Os requisitos necessários que a eleita deve preencher são: Ser do sexo Feminino; ter idade mínima de 16 e máxima de 26 anos completos até o dia 30 de janeiro de 2020; ter descendência germânica, com comprovação em registro da candidata (Certidão de nascimento do candidato, avós ou pais); apresentar estado civil solteira, e nunca ter contraído matrimônio, mesmo que tenha sido anulado judicialmente, não ser separada, divorciada ou viver em união estável, tampouco estar com casamento marcado no período de um ano, após a eleição (caso seja eleita); não ter filhos, não estar grávida e nem planejamento para tê-los no período de um ano, após a eleição (caso seja eleita); estar matriculada no ensino Fundamental, Médio, EJA ou ser graduada e frequentando as aulas (no caso de candidata menor de 18 anos).

Também é essencial residir no município de Domingos Martins há, pelo menos, dois anos; não participar de outra seleção ou concurso para representante oficial de localidade, distrito ou município; ter disponibilidade de horários, tanto para as atividades preparatórias do desfile, inclusive aos finais de semana, bem como disponibilidade de participar de toda a programação, em especial o Desfile Cultural, durante o período de realização da 31ª Sommerfest; ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento e relacionamento condizentes ao título almejado; não responder por nenhum processo de ordem civil e criminal; gozar de boa saúde e não ter sido eleita Rainha Sommerfest nos três concursos anteriores.

As vencedoras exercerão o mandato até que seja realizado o concurso subsequente. Elas serão as representantes da 31ª Sommerfest em eventos oficiais da comunidade, como também em promoções vinculadas a Festividades do município de Domingos Martins, em outros Municípios ou Estados.

Programação da 31ª Sommerfest – Festival da Imigração Alemã – 2020

Quatro dias de muita festa e programação especial na Sommerfest em Domingos Martins226 de janeiro (domingo)

9h: Celebração Ecumênica no Marco da Colonização Alemã – BR 262, Biriricas

30 de janeiro (quinta-feira)

18h30: Cortejo Cultural – Ruas da Cidade = Os Tradicionais Pomeranos + Grupo de Dança Rheinland + Grupo Infantil Der Fröhliche Kreis – Palco Principal
19h: Grupo Infantil Der Fröhliche Kreis – Ruas da Cidade
19h30: Abertura Oficial – Palco Principal
20h: Concurso Rainha da Sommerfest 2020 – Palco Principal
21h30: Grupo de Danças Rheinland (DM) – Palco Principal
22h:Os Tradicionais Pomeranos (DM) – Palco Principal

31 de janeiro (sexta-feira)

18h: 1ª etapa do Concurso do Lenhador – Coreto
19h: Grupo Cultural Martinense (DM) – Palco Principal
19h30:Grupo Hügelmänner Plattler (DM) – Palco Principal
20h30: Banda Up Pommerish (Vila Pavão) – Palco Principal
22h30: Grupo de Dança Blumen der Erde Volkstanzgruppe (DM) – Palco Principal
23h: Banda Fröhlich (DM) – Palco Principal

Rua de Lazer

19h: Grupo Kindertanz (MF)
19h30: Grupo de Dança Grünes Tal (MF)
20h30: Grupo Grünes Tal Schuhplattler (MF)
21h: Grupo Pommerisch Von Minen (MG)

01 de fevereiro (sábado)
8h30: Pedal do Chucrute, com saída da Praça Dr. Arthur Gerhardt
12h: Eden Show do Alemão Ein Prosit (DM) – Palco Principal
13h: 2ª etapa do Concurso do Lenhador – Coreto
15h: Angelino Zaager – Concertina de Melgaço (DM) – Palco Principal
16h: Banda Up Pommerish (Vila Pavão) – Palco Principal
18h: Desfile Cultural – Rua Principal
19h30: Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho na Floresta Encantada dos Irmãos Grimm (DM) – Palco Principal
21h: Banda Super Fritz (SMJ) – Palco Principal
23h: Banda Fröhlich (DM) – Palco Principal

Rua de Lazer

13h: Leia do Acordeon (DM)
15h: Grupo de Dança da Apae (DM)
15h30: Grupo de Dança Bluttenlatter Tal – (DM)
16h: Gruppo Folcloristiko Pietra Azzurra (DM)
16h30: Grupo de Dança de Califórnia (DM)
20h: Grupo Fauhan (Vila Pavão)
21h: Grupo Os Pomeranos (Santa Maria de Jetibá)

02 de fevereiro (domingo)

9h: Alvorada – Grupo Cultural Martinense e bloco Os Pegajosos (DM) – Ruas da Cidade
12h: Banda de Metais Pormmerweg’s de Melgaço (DM) – Palco Principal
13h: Grupo de Dança Rheinland Infantil (DM) - Palco Principal
13h30: Grupo de Danças Juvenil Tanzfreude (DM) – Palco Principal
14h: Daniele da Concertina – (DM) – Palco Principal
15h: Banda Fröhlich (DM) – Palco Principal
17h: Final do Concurso do Lenhador – Coreto
19h: Banda de Metais Pommerchor de Melgaço (DM) – Palco Principal
20h: Banda Os Tradicionais Pomeranos (DM) – Palco Principal

Rua de Lazer
12h: Grupo Frau Carolin (Itarana) – Casamento Pomerano
13h: Grupo de Dança Pilger der Hoffnung (Cariacica)
14h: Grupo de Dança Edelstein (Lajinha da Pancas)
15h: Grupo Land der Wasserfalle (Afonso Cláudio)

Programação sujeita a alterações.