Caminhada, sorteio de carro e muita animação na Festa do Café

A tradicional Festa do Café, realizada todos os anos na comunidade de Santa Maria, em Marechal Floriano, esse ano será em dezembro, entre os dias 6 e 8. O evento, que está em sua 26ª edição, celebra a colheita do grão, a principal atividade econômica do município.

Na sexta-feira (06), a programação será iniciada com uma missa em ação de graças pela colheita do café, às 18h30. Em seguida, haverá uma confraternização entre as famílias da comunidade. A noite será animada pelo cantor Léo Santos.

No sábado (07), a programação será retomada com a Caminhada do Imigrante, que tem atraído mais participantes a cada ano. Às 6 horas sairá um ônibus da comunidade de Santa Maria, em direção a Soído de Cima, em Domingos Martins, de onde os caminhantes iniciarão o trajeto, às 7 horas.

A inscrição pode ser feita mediante a doação de dois litros de leite, que serão destinados ao Hospital Dr. Arthur Gerhardt, de Domingos Martins. A previsão é de que os andarilhos cheguem por volta de 11 horas em Santa Maria, onde haverá um almoço comunitário e o tradicional churrascão.

No sábado também haverá exposição de carros antigos e a chegada de cavaleiros. Às 14h30, será realizado o concurso do melhor peneirador de café, seguido do forró com Vavá e Ronaldo. A partir de 16 horas haverá o encontro da culinária de café e o concurso de melhor cafezinho. Às 20 horas será a vez da eleição da Princesinha do Café e, às 22 horas, a Banda Agitação comandará um animado baile.

No domingo (08), último dia da festa, terá celebração da palavra, às 10 horas, almoço comunitário, apresentação de grupos de danças, forró com banda Stillo Sertanejo, leilão do café doado pela comunidade e o sorteio de um Corolla e duas motos zero quilômetro. Miguel e Mateus subirão ao palco para realizar o show de encerramento. Toda a programação será gratuita.