Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo será reativada no Espírito Santo

Entidade fundada no Espírito Santo em 1989, mas que estava desativada nos últimos anos, a Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo (Abrajet), seção Espírito Santo, está sendo reativada no Estado por um grupo de jornalistas capixabas.

Editor de jornalismo do portal Montanhas Capixabas, do jornal O Noticiário e da revista Negócio Rural, o jornalista Julio Huber é um dos integrantes da entidade. O também editor da revista Negócio Rural, Bruno Faustino, é outro integrante da entidade que será reestruturada.

A primeira reunião ocorreu na manhã da última quarta-feira (9), numa das salas da presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O encontro teve por objetivo levantar a atual situação da entidade e discutir novos rumos para a sua atuação, em níveis local e nacional.

O encontro foi convocado pelo jornalista Itamar Gurgel, que já foi presidente da Abrajet-ES. Também estiveram presentes os jornalistas Jorge Buery, Danilo Salvadeo, Luís Henrique Ximenes e Paulo Sérgio Borges Filho. A pedido da direção nacional da Abrajet, Itamar Gurgel foi eleito interventor da seção Espírito Santo. Nos próximos 60 dias, deverá ser eleita a nova diretoria. O presidente da Assembleia, Legislativa, Erick Musso, elogiou a iniciativa.

Segundo Gurgel, o principal objetivo é fazer com que a entidade possa resgatar a sua identidade, do período em que foi criada, em 1988. “Num período de 10 anos ou um pouco mais, ela veio fazendo um trabalho em prol do turismo do Espírito Santo, para fora do Estado, e queremos trazer isso de volta. Fazer com que o poder público entenda que temos de vender o Espírito Santo não para nós somente, e sim para fora”, explicou ele.

O jornalista explica também que “quem não é visto, não é lembrado. “Se você não divulga o seu potencial, como é que você vai vender o produto? Nós, como jornalistas, vamos fazer esse papel. Nós vamos começar do zero, com esse grupo aqui que se propôs a resgatar a história da entidade. Teremos um trabalho árduo porque vamos atuar para reerguer a Abrajet-ES”.

Gurgel informou que para se relacionar com a direção nacional, a Abrajet capixaba precisa estar legalizada, com sua documentação atualizada, com reuniões pré-agendadas, e com material jornalístico e publicitário publicado nos veículos de comunicação.

“Isso vai nos ligar à entidade nacional. Agora em novembro, temos um congresso nacional em Urubici, Santa Catarina, e precisamos ter um grupo representando o Estado, para mostrar que a nossa entidade está legalizada”, afirmou.

De acordo com Itamar Gurgel, a Abrajet-ES possui cadeiras em conselhos de turismo em vários municípios e no Estado e também no Conselho Estadual de Turismo. “Precisamos voltar a ocupar esses espaços. Não queremos obrigar ninguém a criar as vagas, mas onde já houver cadeiras na estrutura, vamos ocupar. É importante para o município e para o Estado ter um jornalista especializado no conselho. Porque é ele quem vai dar divulgação e mídia espontânea”.

Para o jornalista Julio Huber, que também é diretor técnico do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a Abrajet contará com mais profissionais de jornalismo do Estado. “Temos que reunir um grupo de jornalistas sérios e comprometidos em contribuir com a divulgação do potencial turístico do Espírito Santo”, destacou.