Exposição de orquídeas vai colorir Venda Nova a partir desta sexta (06)

Nesta semana tem programação especial para contemplar a beleza, perfume, forma e tamanho das orquídeas da região capixaba e proximidades. Essa opção você vai descobrir na 5ª Exposição Nacional de Orquídeas, que será realizada no Ginásio de Esportes da Escola Fioravante Caliman entre os dias 06 e 08 de setembro, com entrada gratuita. O evento inclui palestras, mostra, venda e doações.

A partir das 15 horas da sexta-feira (06), os portões se abrem para visitação. Os produtores que desejam expor suas orquídeas podem comparecer até esse horário. “A ideia é divulgar o trabalho de Venda Nova do Imigrante, que é um dos municípios que se destaca na produção de orquídea no Estado do Espírito Santo”, explica Heron Gonçalves, um dos organizadores.

Nos três dias haverá mostra e venda de mais de mil espécies de orquídeas. Vários expositores já marcaram presença. Dentre eles estão as associações de Minas Gerais e de Goiânia. No segundo e no terceiro dia, Aloísio Falqueto e Francisco Deosvando vão palestrar gratuitamente sobre o cultivo e cuidado com esse tipo de planta.

Além disso, quem for solidário receberá uma lembrança. Visitantes e moradores que levarem um litro de leite vão ganhar uma muda de orquídea. As doações desse mantimento vão ser encaminhadas ao Hospital Padre Máximo e à Pastoral da Saúde. 

Encantos que você só encontra aqui

Cada família de orquidáceas apresenta formato e combinação de cor diferentes e esses aspectos vão ser analisados no primeiro dia de feira. Cinco juízes de fora do Estado do Espírito Santo e dois capixabas vão estar presentes analisando cada orquídea. Doze categorias vão ser julgadas.

As melhores espécies de cada tipo serão premiadas. “A premiação que o expositor receber é um incentivo para valorizar a sua produção. Só pelo fato de naquela categoria ele ser avaliado com uma excelente orquídea por juízes conhecedores do assunto é uma grande conquista”, finaliza Heron.

Com informações da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante