Gastronomia farta durante a Italemanha em Marechal Floriano

Os termômetros já despencaram e o frio já toma conta das montanhas capixabas que estão em plena alta temporada. E a grande pedida da semana é o maior evento de Marechal Floriano, a Italemanha. Uma grande atração será a gastronomia. É que a festança também é para o paladar, com muita comida italiana e alemã.

Serão três dias de muita alegria, incluída a maratona de shows, a partir desta sexta feira (28), com um desfile de estrelas nacionais como Paula Mattos, Lucas Lucco, Sambô, Falamansa e Rick e Renner. Para a criançada de 0 a 100 anos tem os alagoanos da trupe do Cazuadinha, direto de Maceió.

No item gastronomia, os apaixonados pela culinária européia trazida pelos imigrantes alemães e italianos vão se deliciar. E também será uma oportunidade para quem não conhece, apreciar com gosto a italianidade do capelleti, polenta com queijo e linguiça, a polenta mole com carne moída, macarrão e massas diversas.

Gastronomia farta durante a Italemanha em Marechal FlorianoE para completar, vai a germanidade gastronômica com pratos feitos com joelho de porco, que é o famoso eisbein, além do chucrute, salsichão branco e preto, batatas cozidas e as maravilhosas tortas alemãs.

Para acompanhar, variadas bebidas como vinhos, chopes, cervejas artesanais. A culinária brasileira, seus petiscos e tira gostos, e o churrasco também não vão faltar. Da organização do Italemanha, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti conta que a parte gastronômica ficará a cargo de entidades do município.

“Serão duas praças de alimentação, a interna com oito associações comunitárias do município e outra no espaço externo do evento, com cerca de 40 estandes de comidas e bebidas”, disse Goretti.

Além da festa de sabores gastrônomicos e dos mega shows, a Italemanha ainda terá diversos shows e apresentações culturais de música e dança, desfile cultural, rainhas e princesas e DJ todos os dias. A expectativa é receber 30 mil pessoas nos três dias e toda a infraestrutura e segurança estão preparadas para receber esse grande público.

Conforme o prefeito Cacau Lorenzoni, a Italemanha é um momento de confraternizar, celebrar as tradições dos imigrantes alemães e italianos e movimentar o município. “Durante a Italemanha será um momento de encontro e lazer para os moradores, para receber os turistas e movimentar o setor de turismo e o comércio em geral”, pontuou.

Confira a programação completa da XIX edição do Festival ítalo- Germânico:

Dia 27/06 (quinta-feira)
Pré-evento (Esquenta do Italemanha)

20h – Escolha das Rainhas e Princesas
22h – Show de talentos do município

Dia 28/06 (sexta-feira)

19h30 – Show com Banda Brasitália (cultural)
21h30 – Show com Paula Matos
23h55– Show com Lucas Lucco

Dia 29/06 (sábado)

19h – Apresentações culturais
19h30 – Show com Os Germanos (cultural)
21h – Show com Sambô
23h30 – Show com Falamansa
01h30– Pommern Mekas (cultural)

Dia 30/06 (domingo)

09h30 – Desfile da Imigração
11h – Abertura dos estandes
12h – Show com Luciano Daré
16h – Show infantil com Banda Cazuadinha
18h – Apresentações culturais
20h – Show com Ernesto Mathias
22h – Show com Rick e Renner