Blumenfest no mês de outubro em Domingos Martins

Domingos Martins , 12 Outubro 2018

Blumenfest no mês de outubro em Domingos Martins

As belezas das orquídeas e de outras variedades de plantas tomarão conta do Centro de Domingos Martins no próximo mês de outubro, com a realização da 21ª Blumenfest e da 20ª Exposição de Orquídeas. Os eventos acontecerão entre os dias 19 e 21, com entrada gratuita, no espaço em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt.

A abertura acontecerá na sexta-feira (19), a partir das 19 horas, com os eventos seguindo até as 22 horas. No sábado (20), o horário de funcionamento será das 9 às 22 horas e, no domingo (21), das 9 às 18 horas.

Um dos organizadores e presidente do Núcleo Orquidófilo de Domingos Martins e Marechal Floriano, Leoderio Velten, fala sobre as espécies que o público poderá conferir de perto e também sobre a comercialização. “Na área de exposição, o público poderá ver orquídeas das espécies Cattleya warneri, com suas variações de cores, e também asschillerianas, que também possuem um grande número de variedade de cores, além de outras plantas e vários híbridos naturais. A parte da área de vendas varia muito, desde as espécies de orquídeas até os híbridos”, destaca o organizador.

Outra atração, que foi destaque na edição de 2017, a Exposição de Fotografias feitas pelos observadores da Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves) retorna com muito mais fotos. “Nós vamos repetir, porque deu certo e a gente quer ampliar neste ano ainda mais. O número de observadores cresceu e também as fotografias de aves raras surgiram para nós mostrarmos para os visitantes”, lembra Leoderio.

Para esse ano, Leoderio considera que a grande novidade fica por conta do florescer de muitas espécies, mas ele garante que o público poderá conferir várias raridades. “Sobre as plantas, as novidades só poderemos apontar nos dias que antecederem o evento, já que são espécies que necessitam de florir. A gente ainda não sabe se aquela planta que nós esperamos florir vai estar lá ou não. Mas, com certeza, novas raridades vão estar expostas no evento”, ressalta o organizador.

Ele também fala da importância do evento, que conta com o apoio do Instituto Kautsky. “É um evento que eu valorizo muito, porque faz parte da nossa cultura, tem tudo a ver com a nossa cidade. É uma história bonita que apresenta o nosso Núcleo Orquidófilo de Domingos Martins e Marechal Floriano, que já existe há 20 anos. Também relembramos a trajetória de Roberto Anselmo Kautsky, com o trabalho que ele iniciou e que hoje a gente quer dar continuidade”, finaliza Leoderio.