Saúde da mulher em Marechal Floriano tem programas para gestantes, planejamento familiar e prevenção

Saúde das mulheres está entre as prioridades da saúde pública em Marechal Floriano. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve diversos programas voltados à saúde da mulher, na intenção de melhorar ainda mais a qualidade de vida no município.

Os cuidados com as futuras mamães é uma das prioridades da pasta que merece destaque. Um dos projetos é voltado para as gestantes de risco e de alto risco, onde elas são monitoradas por uma equipe composta por um médico ginecologista que acompanha de perto caso por caso.

Saude da mulher em Marechal Floriano tem programas para gestantes planejamento familiar e prevencao 02

Outra iniciativa que merece destaque é o Planejamento Familiar. Nela, as mulheres recebem de uma assistente social as orientações sobre os métodos anticoncepcionais existentes e quais são oferecidos pelo SUS. O objetivo é evitar a gravidez indesejada.

“Intensificamos todas as ações e capacitamos os profissionais para atender mulheres de todas as idades e condições, para promover a vida com qualidade e respeito”, explicou o secretário municipal de Saúde, Paulo Lovatti Júnior, que também é o vice-prefeito de Marechal.

As ações voltadas para o público feminino incluem outras atividades como palestras de prevenção a doenças como o câncer do colo do útero e de mamas, rodas de conversas sobre aleitamento e cuidados com o bebê, distribuição de métodos contraceptivos a até a implantação como, por exemplo, o DIU.

Todas essas iniciativas também beneficiam as mulheres do campo com as visitas das equipes itinerantes nas Unidades Básicas de Saúde.