Dia Nacional do Combate ao Fumo lembrado em Marechal Floriano

“Até quando você vai perder”. Um dos cartazes que está fixado na parede da Casa Cultural Clara Luiza Hulle Pereira, antiga estação ferroviária de Marechal Floriano, busca dar explicações aos fumantes sobre os males causados pelo uso dos cigarros. Hoje (29) as pessoas que fumam e têm a pretensão de deixar o vício devem se dirigir ao local para serem orientados.

Dia Nacional do Combate ao Fumo lembrado em Marechal Floriano 2As explicações sobre os malefícios desse vício serão fornecidas na plataforma deste antigo imóvel, localizado na Praça José Henrique Pereira, centro de Marechal Floriano, por uma equipe formada por oito servidores da Secretaria Municipal de Saúde, especificamente do setor “Estratégia Saúde da Família Urbana e Rural”. Também serão distribuídos panfletos educativos contra o uso do cigarro.

Na plataforma da antiga estação, os servidores explicam aos fumantes sobre as doenças causadas pelo uso do fumo, destacando o câncer de boca, laringe e pulmão, além da hipertensão arterial, problemas cardíacos e respiratórios, e até impotência sexual.

No local, as pessoas poderão se registrar como fumantes e participar de um encontro com a enfermeira Angélica Lavagnoli, que acontece semanalmente, sempre às quintas-feiras, na Policlínica Ary Ribeiro da Silva. Ainda nesta quinta-feira, na plataforma da estação, haverá aferição da pressão arterial.

O secretário de Saúde de Marechal Floriano, Junior Lovatti, afirma que este trabalho realizado pelo grupo é de suma importância para a saúde da população de Marechal Floriano. “Já conseguiu muito sucesso ao longo do tempo, já que todos os servidores estão bem preparados para a função”