Exames gratuitos para mulheres de Tijuco Preto, em Domingos Martins

A promoção da saúde no campo é um dos compromissos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES). Por isso, a instituição realiza o Programa Saúde da Mulher, no próximo sábado (15), em Domingos Martins. O evento leva atendimento médico, odontológico e exames para a comunidade de Tijuco Preto, das 8h às 16h.

O programa é totalmente gratuito e as participantes poderão realizar exame Papanicolau, para checar se a saúde feminina está em dia. Também estarão disponíveis os serviços de aferição de pressão, glicose e índice de massa corporal, além de orientações sobre saúde bucal.

"A comunidade é distante do centro do município, o que dificulta que as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde. Com o programa, esperamos atender 300 mulheres da região, levando mais saúde e consciência sobre a importância de se cuidarem", explica a técnica de Promoção Social do Senar-ES, Munik Muniz.

No evento, haverá palestra sobre câncer de mama e orientações para a prevenção da diabetes e da hipertensão. Assistentes sociais também estarão no local para prestar atendimento às mulheres. No dia da ação, as participantes poderão emitir Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e fazer a atualização do cartão nacional do SUS.

"Há um grande envolvimento da comunidade para participar do programa. Voluntários da própria comunidade também vão auxiliar nas atividades. Como a maior parte dos moradores de Tijuco Preto só fala pomerano, teremos um intérprete para facilitar a comunicação", destacou Munik. O evento acontece na Paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, na comunidade de Tijuco Preto, em Domingos Martins.

Serviço
Programa Saúde da Mulher / Senar-ES
Data: 15/06/2019
Horário: 8h às 16h
Local: Paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Tijuco Preto, Domingos Martins.