Pronto Atendimento de Marechal Floriano atende mais de duas mil pessoas por mês

Localizado na sede de Marechal Floriano, o Pronto Atendimento Ari Ribeiro atende mais de duas mil pessoas por mês. Segundo o secretário municipal de Saúde, Fernando Melo, só no último mês de julho, 2.277 foram atendidas no pronto socorro, e essa é a média mensal da procura pelo serviço.

“No PA há um plantonista 24h, todos os dias. E de segunda a sexta-feira há também plantão de pediatra, de 7h às 16h. O morador de Marechal ou outra pessoa de qualquer canto do país que esteja aqui na região e precise, pode nos procurar no PA que vai ser atendida. E caso esse paciente precise ser removido, contamos com ambulância para levar até os hospitais da Grande Vitória ou o de Campinho (Domingos Martins)”, explica o secretário.

Fernando frisou que no PA também são feitas consultas de cinco especialidades, e que por isso o local também é conhecido como policlínica. Mas, ele ressaltou que os atendimentos com especialistas são feitos por agenda prévia, após avaliação e encaminhamento de clínico geral que atende nas unidades básicas de saúde da sede ou das comunidades do interior.

Estrutura

A rede do município conta com sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) na sede e no interior, sendo uma também de Pronto Atendimento (PA) na sede. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Já o PA atende todos os dias, 24h. Como o município só trabalha com casos de baixa e média complexidade, além de pequenas cirurgias, ele possui ambulância para transportar pacientes mais graves para o hospital de Campinho ou para hospitais da Grande Vitória.

A rede de saúde conta ainda com unidade de fisioterapia, sala permanente de vacinação, transporte sanitário para pacientes que precisam de tratamentos na Grande Vitória. Também possui vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. A primeira para garantir que estabelecimentos de Marechal tenham instalações e vendam produtos dentro das normas sanitárias. A segunda para combater vetores de doenças. Atualmente a saúde do município possui 330 servidores, sendo 290 efetivos.