O Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS) é a primeira iniciativa no âmbito estadual no Brasil voltado para a vigilância. O e-SUS VS foi instruído em todo território capixaba no início de 2020 como o novo sistema de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde voltados aos serviços de saúde pública e privada.

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, encontra ambiente para reprodução e ataque. Por isso, é preciso ficar atento a sintomas comuns como febre, dores no corpo e vermelhidão nos olhos, que podem sinalizar uma dessas doenças que pode matar.

Na manhã desta terça-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, participou da Oficina Técnica sobre a expansão do Samu 192 no Espírito Santo, por meio do programa Samu para Todos. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde (Sesa), na Enseada do Suá, em Vitória, e reuniu representantes das secretarias municipais de Saúde de todo Estado, representantes dos Consórcios Intermunicipais, do Samu Metropolitano e equipe técnica da Sesa. Na ocasião, foram apresentadas propostas de adesão para que os municípios possam implantar do serviço do Samu em sua cidade.

Depois de um período de desabastecimento da vacina pentavalente, o Espírito Santo recebeu no início da tarde, da última sexta-feira (10), 18 mil doses do insumo, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Nos últimos meses a oferta estava irregular deixando várias unidades de saúde do Estado sem a vacina. A partir da próxima semana as cotas destinadas aos municípios já começam a ser distribuídas de acordo com o cronograma do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde (Sesa).

O mês de janeiro é o escolhido para colocar os temas da Saúde Mental em evidência, com a finalidade da prevenção ao adoecimento emocional. Para representar a prevenção, instituições públicas e a sociedade civil simbolicamente adotam a cor branca para representar o alerta. No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande sancionou a Lei Estadual nº 11.078, em 06 de dezembro de 2019, que instituiu no Calendário Oficial do Estado o ‘Janeiro Branco’. O objetivo é sensibilizar a população para a importância da prevenção à depressão e à ansiedade e estimular o cuidado com a saúde mental e o bem-estar.

Manter uma rotina de limpeza semanal nos possíveis locais de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é importante no processo de eliminação do Aedes aegypti. Para auxiliar nesse processo, a Secretaria da Saúde (Sesa) disponibiliza uma lista de cuidados a serem realizados rotineiramente dentro de casa.

Um alerta feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) sobre o cigarro eletrônico mostra que o uso indiscriminado desses dispositivos, sobretudo entre os jovens, é motivo de grande preocupação. Proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles são facilmente encontrados em feiras e no comércio.