Encontro pretende difundir o plantio de oliveiras nas montanhas capixabas

Focada em aumentar a produção de azeitonas no Espírito Santo e viabilizar a construção de uma agroindústria de beneficiamento do fruto, a Frente Parlamentar em Defesa e Apoio à Diversificação Agrícola, Agricultura Familiar e Orgânica da Assembleia Legislativa irá realizar, nesta quarta-feira (04), em Marechal Floriano, uma reunião com produtores e interessados em implementar a cultura em suas propriedades nas montanhas.

Encontro pretende difundir o plantio de oliveiras nas montanhas capixabasA olivicultura já foi apresentada a produtores do Caparaó pela Frente Parlamentar como uma alternativa viável de produção. O plantio de oliveiras possui particularidades que limitam a área apta para o cultivo a regiões com terreno na faixa de altitude entre 900 e 1.300 metros, com temperaturas médias abaixo de 10° C. Ao todo, o Espírito Santo possui 150 mil hectares aptos, distribuídos em 25 municípios da Região Serrana e do Caparaó, mas apenas 186,5 hectares são cultivados hoje.

Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante são alguns dos municípios que compõem a região de montanhas e possuem entre 20 e 76% de áreas cultiváveis, cada, de acordo com o Incaper.

“Estamos empenhados em tornar viável a construção de uma agroindústria para a produção do nosso azeite capixaba. Já temos terreno, recursos e o compromisso do governo estadual em apoiar junto com a gente esta iniciativa”, explicou o presidente da Frente, o deputado estadual Dary Pagung.

Na reunião com os produtores, será promovida uma palestra com o extensionista do Incaper, Carlos Sangali, com o tema: “Panorama/ Perspectiva da Olivicultura no ES". O objetivo é difundir e divulgar os potenciais da olivicultura no Estado. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira (04), às 18h, no Centro de Agronegócios (ao lado do Posto do Café, no km 01 da rodovia ES-146), em Santa Maria de Marechal, Marechal Floriano.