Chuvas fortes aumentam o nível do Braço Sul do Rio Jucu

Marechal Floriano , 13 Novembro 2019

Chuvas fortes aumentam o nível do Braço Sul do Rio Jucu

As águas do Braço Sul do Rio Jucu em Marechal Floriano estão subindo a todo o momento com a intensa chuva, mas o perigo para se confirmar em uma enchente é praticamente inexistente em virtude de um trabalho em décadas anteriores, com a explosão e remoção das pedras que existiam no leito do manancial no Bairro Poço Fundo.

Chuvas fortes aumentam o nível do Braço Sul do Rio JucuNo dia de hoje (13), conforme a previsão do tempo, as chuvas chegam a atingir os 90 milímetros com todas as chances normais para essa ocorrência. Mas o perigo com as enchentes na última década são inexistentes devido a retirada das pedras no leito do manancial que passa no centro de Marechal Floriano.

Morador há décadas em Marechal Floriano, o eletricista aposentado Nides de Freitas, comenta que anteriormente as chuvas caiam e em pouco tempo as águas estavam invadindo quintais, em algumas ocasiões até as ruas da cidade.

“Após a remoção de uma verdadeira represa que havia no leito do Braço Sul lá no bairro Poço Fundo, formada de pedras e sujeira, hoje podemos falar que estamos tranquilos em relação às invasões das águas do Braço Sul nos quintais e ruas da sede”, disse Freitas, ressaltando que na ocasião o vereador Sargento Modolo, solicitou o serviço.

O aposentado Ernani Nalesso afirma também que a retirada das pedras do Poço Fundo, acelerou a correnteza do Braço Sul do Rio Jucu, e os moradores se livraram das ocupações das águas do manancial em épocas chuvosas como neste início de semana que invadiam ruas inteiras, residências, agências bancárias e estabelecimentos gerais.