Oficinas do 26º Festival de Inverno de Domingos Martins com 380 alunos

Ontem (15) foi dada a largada para as oficinas do 26º Festival de Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. Um total de 380 alunos participa desta edição, sob coordenação do diretor geral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Fabiano Araújo Costa. As aulas serão realizadas até a próxima sexta-feira (19) e as apresentações, nos dias 19 e 20 de julho.

Oficinas do 26º Festival de Inverno de Domingos Martins com 380 alunos 2Neste ano estão sendo ofertadas 20 oficinas e um workshop: Prática de Orquestra, Canto Popular, Harmonia/Improvisação, Música de Câmara, Prática de Big Band, Acordeon, Bateria, Contrabaixo, Contrabaixo Acústico, Guitarra, Percussão Sinfônica, Piano Popular, Saxofone, Trompete, Viola Caipira, Violão, Violino, Violino/Viola, Violoncelo, Prática de Metais (Melgaço), e o Workshop de Contrabaixo e Prática de Conjunto.

Oficinas do 26º Festival de Inverno de Domingos Martins com 380 alunos 7Na condução das aulas, professores conceituados vindos de vários estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, e de outros países, como Dinamarca e Portugal. Entre os alunos, 129 são bolsistas dos projetos musicais da Fames, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Vale Música e da Casa Verde (Cachoeiro de Itapemirim).

Renome

Doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, Fabiano Araújo assume pela primeira vez a coordenação pedagógica das oficinas. Ele conta com a colaboração do diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, Helder Trefzger, e do saxofonista e doutor em Composição pela Unicamp, Marcelo Coelho.

Segundo Araújo, a volta da Fames à coordenação marca a retomada do fôlego das oficinas, com foco no resgate de culturas locais e também na projeção de linguagens mais contemporâneas. “A curadoria que fizemos propõe o resgate das tradições, a exemplo da oficina de viola caipira, e a projeção do futuro, colocando os alunos em contato com os estudos do rock, do jazz, entre outros”, destaca o diretor geral da Fames.

O coordenador destaca ainda o nível superior dos alunos desta edição. “Nas bolsas oferecidas, abrimos vagas para alunos mais preparados para aumentar o nível das oficinas. O Festival de Inverno de Domingos Martins é uma imersão profunda, por isto o investimento é fundamental”.

Para Fabiano Araújo, o sucesso das oficinas se reflete também na excelente cobertura. O coordenador cita como exemplos as aulas de Prática de Orquestra, com o professor Marcos Rangel (BA); e de Canto Popular, com a professora Vanessa Moreno (SP), esta com 27 alunos inscritos. “São professores de uma nova geração, com uma comunicação mais próxima da juventude. São profissionais versáteis, que difundem seus trabalhos pelas redes sociais, e é muito importante a identificação dos estudantes”, avalia.

Mais música nas ruas da cidade até o próximo domingo (21)

Oficinas do 26º Festival de Inverno de Domingos Martins com 380 alunos 3Durante toda a semana haverá programação intensa em todos os palcos do evento: Principal, Coreto da Praça Dr. Arthur Gerhardt e Rua de Lazer (programação especial Palco Livre). Destaque para as atrações regionais e locais como Rogerinho do Cavaco e Banda; Escola de Música Helena Gerhardt Brickwedde; Banda Trivius – Prata da Casa; Show dos Professores; Duda Felippe; Grupo de Percussão Sinfônica – Fames; Quinteto de Metais de Domingos Martins, entre outros.

Na quarta (17), destaque para a apresentação de Rodrigo Santos, ex-integrante do Barão Vermelho, e Saulo Simonassi. Pela primeira vez juntos, Gustavo Macacko e Sérgio Britto,integrante do Titãs, preparam um show especial para o Festival de Inverno, no dia 18. No show “Rock e Poesia nas Montanhas”, os artistas trazem as canções mais emblemáticas de Macacko e algumas novidades do seu novo álbum, Humanifesta, e sucessos dos Titãs na voz de Sérgio Britto, como “Epitáfio”, “Homem Primata” e “Go Back”. Homenagens à música capixaba, Raul Seixas e Sérgio Sampaio também fazem parte do roteiro. Já a sexta (19) à noite será para as audições dos alunos do Festival. O palco principal recebe ainda Diego Lyra e AMMOR, e Duets.

Tributo a Raul Seixas, Jackson Lima e Jeremias Reis

No sábado (20) a programação começa cedo com Palco Livre; Choro Cantado; Camerata Ifes e Coral HEncantar; Grupo Folclórico Rheinland; Coral do Tribunal de Contas do Espírito Santo; Banda The Old Brothers e Cinco Nós. As principais atrações da noite serão o cantor Jackson Lima, e Sandrera com participação de Sylvio Passos tocando Raul Seixas.

Já no domingo (22) o Festival de Inverno será encerrado com uma apresentação que promete encantar o público: O vencedor do The Voice Kids, Jeremias Reis, sobe ao palco principal com a Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, às 20h. Mais cedo as atrações serão Palco Livre; Orquestra de Violões Bom Pastor; Banda do Concurso Palco Livre; Grupo Folclórico Blütenblatter; Eden Acordeon – Cantos Populares e Grupo Folclórico Blumen Der Erde.

Oficinas do 26º Festival de Inverno de Domingos Martins com 380 alunos 5No último fim de semana, a abertura do evento, segundo organizadores, atraiu 40 mil visitantes, que conferiram aos shows de Toni Garrido, o Concerto Clássicos do Rock, com a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo e Saulo Simonassi, Silva, Tunai, entre outros, além de atrações no Palco Livre da Rua de Lazer. O Festival é gratuito.

O 26º Festival de Inverno de Domingos Martins é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. Tem o patrocínio do Banestes, da Cesan e do Sebrae e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria de Estado do Turismo, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), da Funcultura, a E&L Produções de Sofwares, a Elonline, das cervejarias Trarko e Barba Ruiva, do Condomínio Espelho D’Água, do Bristol Vista Azul, do Porão Pub, Land Vitória e Águia Branca.

Programação 26º Festival de Inverno de Domingos Martins

16 de julho – Terça-Feira
18h às 22h: Palco Livre - Rua de Lazer
19h: Coro Jovem - Escola de Música “Helena Gerhardt Brickwedde” - Palco Principal
20h: Concerto Professores do Festival - Música Brasileira - Palco Coreto
22h: Rogerinho do Cavaco e Banda - Palco Principal

17 de julho – Quarta-Feira
*Participação especial do Chef Gilson Surrage que servirá a tradicional Torta Capixaba, ícone da nossa gastronomia. (Para professores do Festival)
18h: Palestra “Literatura e Música” com o jornalista e escritor José Roberto Santos Neves – Biblioteca Municipal
19h: Show dos Professores - Escola de Música “Helena Gerhardt Brickwedde” convidam: Penélope Hoofis - Palco Principal
20h: Duda Felippe - Palco Coreto
22h: Rodrigo Santos (ex-Barão vermelho) e Saulo Simonassi - Palco Principal

18 de julho – Quinta-Feira
18h às 20h: Palco Livre - Rua de Lazer
19h: Concerto Grupo de Percussão Sinfônica – FAMES - Palco Coreto
20h: Quinteto de Metais de Domingos Martins - Palco Principal
21h: Concerto Professores do Festival – Fusion - Palco Coreto
22h: Macacko e Sérgio Britto (Titãs) - "Rock e Poesia nas Montanhas" - Palco Principal

19 de julho – Sexta-Feira
18h à 00h: Audição dos alunos - Rua de Lazer
18h: Audição dos alunos - Prática de Metais (Melgaço) - Palco Principal
19h: Audição dos alunos - Prática de Big Band - Palco Coreto
20h: Audição dos alunos - Prática de Orquestra - Palco Coreto
21h30: Diego Lyra e AMMOR - Palco Principal
24h: Duets – Rock e Blues - Palco Principal

20 de julho – Sábado
12h às 23h: Palco Livre - Rua de Lazer
12h: Choro Cantado - Palco Coreto
14h: Camerata IFES e Coral HEncantar do Hospital Evangélico de Vila Velha - Palco Principal
16h: Grupo Folclórico Rheinland - Palco Coreto
17h: Coral do Tribunal de Contas do Espírito Santo - Palco Principal
18h: Banda The Old Brothers - Palco Coreto
20h: Cinco Nós - Palco Principal
22h: Jackson Lima e Banda - Palco Principal
24h: Sandrera com participação de Sylvio Passos tocando Raul Seixas - Palco Principal

21 de julho – Domingo
12h às 18h: Palco Livre - Rua de Lazer
12h: Orquestra de Violões Bom Pastor - Palco Principal
14h: Banda do Concurso Palco Livre - Palco Coreto
16h: Grupo Folclórico Blütenblatter - Palco Principal
17h: Eden Acordeon – Cantos Populares - Palco Coreto
19h: Grupo Folclórico Blumen der Erde - Palco Coreto
20h: Banda da Polícia Militar do ES com participação especial de Jeremias Reis (The Voice Kids) - Palco Principal