Marquise de chocolate

Mario Luis Martins de Almeida , 01 Novembro 2019

Marquise de chocolate

Minha filha, Máira, preparou essa receita e, modéstia à parte, ficou D-E-L-I-C-I-O-S-A! Foi a sobremesa do nosso almoço, cujo prato principal era o “peixe à moda de Santa Catarina”.

Não se trata de um bolo, pois não leva farinha, nem de um pudim, já que não vai ao fogo, muito menos de uma mousse, porque a textura é bem mais “encorpada”!

É bastante simples de se confeccionar e, com certeza, fará muito sucesso! Esta quantidade de ingredientes dá para umas 8 fatias “caprichadas”. Foi utilizada uma forma de silicone, a qual facilita muito para desenformar...

Então vamos lá: inicialmente derreta 300 g de chocolate meio amargo em banho-maria. Em seguida, numa tigela, amasse 150g de manteiga previamente amolecida, com a ajuda de uma colher de pau, até ficar em ponto de creme. Adicione 100g de açúcar refinado e misture. Em outra vasilha separe as claras das gemas de 4 ovos. Retire as películas das gemas e, uma a uma, adicione-as à mistura de manteiga e açúcar. Na sequência adicione o chocolate derretido a esta mistura, homogenize bem e deixe resfriar naturalmente. Bata as 4 claras em neve e misture-as delicadamente no preparado. Despeje tudo na forma, alisando a superfície. Coloque a forma no congelador e deixe-a durante 4 horas, no mínimo. Para desenformar, mergulhe o fundo da forma em água quente e, em seguida, vire-a ao contrário, sobre uma travessa (caso não seja uma forma de silicone). Decore com algumas uvas cortadas ao meio ou outro enfeite com outra fruta de sua preferência como, por exemplo, morangos frescos. Deixe na geladeira até a hora de servir e bom apetite! Até a próxima!

confira botao coluna 2

 

Histórico