Paróquia do Santíssimo Sacramento de Paraju celebra centenário do Dia de São Vandelino

A Paróquia do Santíssimo Sacramento, do distrito de Paraju, em Domingos Martins, celebra o Dia de São Vandelino, no próximo domingo (20), com objetivo de realizar a renovação do voto de devoção ao santo. Desde outubro de 2018, a imagem do santo passa pelas 12 comunidades da paróquia. Os devotos pedem, neste ano, pela intercessão na cura do câncer.

Para a celebração, a comunidade se reúne para procissão e missa no alto do morro do cruzeiro. A professora aposentada Florinda Maria Stein é agente de pastoral e participa do conselho da comunidade. "Quem iniciou a devoção ao santo foi o Padre Guilherme, Sacerdote do Verbo Divino, no dia 20 outubro 1919, pois na época, a região sofreu uma calamidade entre animais, que adoeceram e tiveram suas vidas consumidas. A comunidade fez um voto de procissão e penitência de três horas. O povo levou isso muito a sério e renovou o voto até a presente data”, explica.

A comunidade guarda uma placa entalhada em granito há cem anos e, para celebração do centenário, uma réplica foi produzida. “Está escrito nesta pedra que confeccionamos: São Vandelino, hoje renovamos a fé neste primeiro centenário de devoção”, conta Florinda, sobre a pedra que será enviada a todas as comunidades da paróquia.

“Essa data era tida como um feriado. Em meu tempo, com a professora Gisela Salloker Fayet, São Vandelino era ensinado nas escolas, temos muito respeito e tudo que sua imagem representa e se envolve com a nossa cultura aqui na região. Eu espero que assim seja ainda, por muitos anos, pois nossa devoção se renova”, conclui Florinda, sobre as expectativas para o centenário e renovação dos votos.

As comunidades próximas foram convidadas para procissão que sairá de São Sebastião do Alto Paraju, às 7h30, e se encerrará em Paraju, onde haverá missa com o Padre Eduardo de Oliveira Rodrigues, e um bolo comemorativo às 10 horas, no salão da Igreja Matriz.