Turismo histórico é referência em Marechal Floriano, a Cidade das Orquídeas

O município de Marechal Floriano, a famosa “Cidade das Orquídeas”, é um destino para os capixabas e moradores de outros estados que gostam de aproveitar as montanhas, seu clima, florestas, além de um bom turismo histórico. A história da região é rica, abrangente e repleta de lugares que preservam as tradições de seus colonizadores.

“Nós, da administração, mantemos rigorosamente a nossa história viva e à disposição dos moradores e visitantes”, afirma a secretária municipal de cultura e turismo, Maria Goretti Pereira Pinto.

São centros culturais, museus, igrejas que mantêm viva a memória dos imigrantes alemães e italianos nessa cidade cheia de charme e cultura. Confira a seguir uma seleção de oito lugares para você, sua família e seus amigos aproveitarem.

Turismo histórico é referência em Marechal Floriano a Cidade das OrquídeasComeçando por Araguaia, uma opção é o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi. Aberto ao público desde 1995, o local possui um rico acervo de peças antigas que compõem o seu museu, como forma da preservação da cultura local. São fotos, documentos, mobiliários, utensílios e outros objetos. É a oportunidade de o turista conhecer um pouco da vida e do passado daqueles que ali viveram. Foi o primeiro prédio do Governo do Estado destinado ao ensino público na vila.

Inaugurada em 1903, a antiga estação ferroviária integrava a antiga Estrada de Ferro Leopoldina. Era ainda a parada do trem turístico da região. Promove-se no lugar exposições e venda de artesanato e de produtos do agroturismo. Fica na Rua Caminho dos Imigrantes, em Araguaia.

Também em Araguaia vale conferir a bomba de gasolina da empresa Texaco, dos anos 1920, preservada até os dias atuais. É um ponto muito apreciado para fotos.

E não para por aí, em Araguaia ainda tem opções como a Casa Rosa. É uma simulação do dia a dia dos antigos imigrantes italianos. Residência dos pais do Sr. Hilton Ezequiel Ronchi, que restaurou toda a sua estrutura e resgatou mobília, vestimentas e utensílios originais da casa, oferecendo uma exposição permanente em todos os cômodos.

Vale também uma passada no Museu do Esporte. Inaugurado em 27 de junho 1995, possui acervo esportivo do Esporte Clube Araguaia e extinto Esporte Clube Santo Antônio, contendo fotos e objetos comovendo o visitante e revelando como o esporte é elemento formador da cultura local. Todas essas opções de passeio ficam no entorno da antiga estação ferroviária, bem no centro de Araguaia.

Santa Maria

Turismo histórico é referência em Marechal Floriano a Cidade das Orquídeas 2Bem próximo da italianíssima Araguaia está Santa Maria de Marechal, vila bem germânica. De belas paisagens e cachoeiras. A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes foi o local de residência do colonizador do distrito e abrigo para os colonizadores. Hoje, a gruta guarda a estátua de Nossa Senhora de Lourdes, protegida dentro de um abrigo de madeira e ao seu lado aparece uma placa com os dizeres “Aqui descansavam os heróicos fundadores de Santa Maria”. Fica na Rodovia Francisco Stockl, km 03, Santa Maria de Marechal

Outra atração é a Capela de Santo Antônio. Construída em madeira na data de 12 de dezembro de 1891, com a porta de entrada voltada para o leste, por onde passava a antiga estrada de tropeiros, é o resultado da união da fé das famílias Borgo, Ganho, Ronchi, Monteverde e outras. Em 1938, por iniciativa da família Borgo a igreja foi reconstruída em pedra e tijolo, ganhando o atual altar, fabricado por Pedro Tassis e Anacleto Borgo. O local é caracterizado por muitas histórias, que são contadas pelos antepassados. Também fica na Rodovia Francisco Stockl, km 08, Santa Maria de Marechal.

Sede

Já na sede de Marechal Floriano está o Museu da Imigração (Estação Ferroviária da Sede). O local, construído em 1900, além de abrigar exposições e mostras de destaque, conta com acervo cultural e histórico com fotos das primeiras famílias que chegaram ao município, documentos e utensílios antigos. Lá estão a Casa de Cultura e o Museu da Imigração. Fica na Praça José Henrique Pereira, bem no centro da cidade

Confira mais opções de lazer, gastronomia e estadia em Marechal, clicando aqui!