Conheça um pouco mais sobre os museus de Marechal Floriano

Marechal Floriano fica na Região Serrana do Espírito Santo e, quando se fala de interior capixaba, muita gente remete a belezas naturais, como as cachoeiras de Iúna e o frio de Domingos Martins. Mas, Marechal, além de ter belezas naturais, também tem uma carga histórica rica e guardada nos quatro museus espalhados pelo município.

Conheça um pouco mais sobre os museus de Marechal Floriano 3

Museu da Imigração

O Museu da Imigração possui, aproximadamente, 80 peças da Alemanha e da Itália, dois países muito influentes na cultura local. Por lá, também é possível encontrar uma área exclusiva para a história sacra alemã, com peças do século XIX e XX.

Por lá, também se realiza projetos de pesquisa sobre imigrantes, com o intuito de mostrar a quem visita, toda a riqueza do patrimônio cultural de Marechal Floriano, incluindo um acervo da história das famílias que chegaram ao município.

O museu fica aberto todos os dias, de 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 11h e das 12h às 17h30. O endereço é: Praça José Henrique Pereira, s/n, Centro, Marechal Floriano. A entrada é gratuita.

Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi

Conheça um pouco mais sobre os museus de Marechal Floriano 2O Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi fica localizado na vila de Araguaia e foi o primeiro prédio do Espírito Santo que abrigou o Ensino Público. Hoje ele funciona como um rico acervo de peças antigas, que ilustram e preservam a cultura local, em Araguaia. São fotos, móveis, utensílios e documentos.

O Centro Cultural funciona todos os dias, das 8h às 12h, e das 13h às 17h e fica localizado bem no centro de Araguaia, mais precisamente na Rua Busato, 148, Araguaia, Marechal Floriano. A entrada é gratuita.

Casa Rosa

Conheça um pouco mais sobre os museus de Marechal FlorianoA Casa Rosa tem um dos maiores acervos italianos do Espírito Santo. Foi construído no século XIX e pertencia a Ezequiel Ronchi. Sua estrutura, atualmente, é restaurada com mobílias, utensílios e vestimentas originais da época em todos os cômodos da casa.

Seu horário de funcionamento é o mesmo do Centro Cultural, mas sua entrada custa R$ 2,00 por pessoa e é necessário o agendamento para visitação através do telefone (27) 99718-7370.

Museu do Esporte

O Museu do Esporte de Araguaia completa o trio de museus do distrito. Por lá, os visitantes encontram histórias vividas pelas povoações nos rincões na segunda metade do século XIX, porém focado diretamente no lazer do povo da época. Fica na Rua Busato e é necessário o agendamento pelo telefone: (27) 99718-7370. As informações foram colhidas na Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Marechal Floriano.