Exposição fotográfica mostra história de bairro centenário em Alfredo Chaves

Os alfredenses terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade na exposição fotográfica “Memórias do Bairro Macrina”, que estará aberta para visitação a partir do dia 12 de setembro, às 19h. Nesse dia, será realizada a abertura oficial, com apresentações culturais, na quadra de esportes da comunidade. A entrada é franca.

As 100 fotos foram cedidas pelos moradores do lugar, que foi povoado por escravos há mais de 100 anos. “Quando soube, logo emprestei minha foto no carnaval. Estou muito honrado”, afirma o cabeleireiro e destaque da escola de samba do lugar, Jailson Galvão, 39 anos.

A mostra tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Fundo de Cultura pelo edital “Seleção de Projetos e Concessão de Prêmios para Pontos de Memória”.

As imagens vão revelar o início da região, bem como homenagear seus personagens importantes, como conta a preponente do projeto e professora de História, Joana da Penha Francisco. “Nosso objetivo é recuperar o legado de resistência e valorizar a afro descendência do bairro Macrina. Selecionamos fotos para mostrar as manifestações cotidianas, culturais e ainda as pessoas que marcaram história”, salienta.

Joana finaliza dizendo que a mostra será exposta também em outro local no Centro da cidade, na Estação de Matilde e voltar para a comunidade durante a festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Exposição Memórias do Bairro Macrina
Abertura: 12 de setembro, 19h, quadra de esportes do bairro Macrina
Visitação: Quadra de esportes do bairro Macrina, de 13 a 18 de setembro, das 8h às 17h e de 08 a 10 de outubro, de 19h às 21h. No Clube Tororoma, no Centro, de 19 a 25 de setembro, das 8h às 17h e na Estação de Mathilde, em Matilde, de 11 a 27 de outubro, de 08h às 17h.