Encontro cultural celebra o Patrimônio dos Polacos em Santa Teresa

O distrito de Santo Antônio do Canaã, em Santa Teresa, vai comemorar a imigração polonesa pela primeira vez. Neste sábado, 7 de setembro, será realizado o PoloTalia – I Encontro Cultural de Santo Antônio do Canaã.

O local é conhecido como Patrimônio dos Polacos, pois foi onde os poloneses se estabeleceram pela primeira vez, em 1873. Depois foram para Vila Valério e Águia Branca, entre outros municípios.

Os polacos, como são conhecidos os descendentes de poloneses, chegaram ao Núcleo de Timbuy praticamente junto aos italianos. Os italianos se estabeleceram na sede. Já os polacos ficaram abaixo do Vale do Canaã, às margens do Rio 5 de Novembro. Foram mandados para o local pela administração do Núcleo de Timbuy, após uma revolta contra falsas promessas sobre a vida na colônia.

Devido à diferença de idiomas, os poloneses reuniam-se na igreja de Santo Antônio para rezar pela manhã e os italianos à tarde. Atualmente, as famílias mais conhecidas no primeiro núcleo polaco do Espírito Santo são Piontkovsky, Wutkovsky, Wietchesky, Gujansky, Deptulsky, entre outras.

Para Fábio Netto, um dos organizadores do evento e presidente da Sociedade Educacional e Recreativa Armando Martinelli, o evento é um resgate da cultura polaca na região.

“Resgatar a nossa cultura é muito importante. Por muito tempo, a cultura polonesa ficou esquecida, mas agora queremos relembrar. Não somente a dos poloneses, mas todos os povos que ajudaram a formar nossa cultura. Estamos contando com a ajuda de vários voluntários pra nossa festa”, disse.

POLOTALIA

Além do protagonismo polonês, a festa – que acontece das 10h às 17h na praça do distrito – celebrará italianos, negros, alemães, portugueses, holandeses e todos os povos que ajudaram a formar o município.

Haverá desfiles com roupas típicas, carros alegóricos e grupo de capoeira. Também foram convidados os grupos de dança polonesa ÀB, de Águia Branca, e a dança italiana do Gruppo di Ballo Nova Trento, de Aracruz.