Curiosidades históricas: A Casa de Taipa

Folha Pomerana Express , 02 Dezembro 2019

Curiosidades históricas: A Casa de Taipa

Localizada em Testo Alto, essa “Casa de Taipa” foi construída pela família Pomerana Lümke. Os bisavôs de Helmuth Lümke foram os imigrantes que, inicialmente, moravam em Blumenau e depois decidiram se mudar para Rio do Testo (Pomerode).

casa1

Primeiramente construíram um rancho com cobertura de folhas de palmeira e, segundo relatos, a Casa de Taipa foi “levantada” posteriormente no ano de 1898. Toda a construção foi feita artesanalmente, desde o fundamento de pedras que auxilia no isolamento da umidade, como o telhado de tabuinhas de madeira (Schindeln), os quais mais tarde foram substituídos por telhas de cerâmica.

casa2

Construída com ferramentas da época, como machados, machadinhos e serras manuais, sua técnica construtiva enxaimel foi trazida do velho continente europeu. Seu diferencial histórico está centrado, principalmente, no fechamento da estrutura de madeira, que, nesse caso, ao invés dos tradicionais tijolos aparentes, foi feito com barro, areia, capim seco e água (em alguns casos era usado o estrume de vaca para fazer a liga). Tudo era misturado, formando uma arga-massa.

casa3A casa, na parte inferior, é onstituída de três cômodos (cozinha, sala e um quarto) e na parte superior há um sótão que servia para armazenar a colheita de café e arroz. As janelas são grandes, o que permite boa iluminação dos ambientes.

Outra curiosidade da casa é a sala, que apresenta o maior cômodo e onde a família recebia as visitas e onde também aconteciam as festas da família (casamentos e os bailes - Hausball). Várias gerações da família Lümke viveram na casa. Anos mais tarde uma das filhas do senhor Helmuth Lümke resolveu construir uma nova residência que traria maior conforto à família. Hoje o imóvel continua aos cuidados dos descendentes, mas está fechado para visitação. No seu interior ainda de encontram alguns móveis de época, como armários e camas centenárias, fotos antigas, e uma antiga Hochzeitskiste (baú de casamento), fixada acima do quarto do casal. A casa é a única da Rota do Enxaimel construida com a técnica do preenchimento de taipa, sendo que, atualmente, em Pomerode restam poucas construções com essas características.

casa4

confira botao coluna 2

 

Histórico