Mais de 50 capixabas entre os finalistas do Coffee Of The Year 2019

A organização da Semana Internacional do Café 2019 divulgou os cafeicultores classificados para o “Coffee of The Year 2019” e a lista inclui 52 capixabas na disputa do melhor café arábica e conilon/canéfora do Brasil.

Do total, 25 amostras finalistas são do Caparaó, 15 das Montanhas, sete do Sul do Espírito Santo e cinco do Noroeste Capixaba. Vale destacar que os primeiros colocados na última edição figuram novamente entre os classificados.

O concurso e a premiação “Coffee of the Year” (COY) elege os melhores cafés arábica e conilon do Brasil por meio de voto popular e da avaliação profissional de juízes nacionais.

Criado em 2012, o COY tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

A Semana Internacional do Café será realizada de 20 a 22 de novembro, na Expominas. O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute).

Na segunda fase, as 180 melhores amostras participam das mesas de cupping durante o evento e são provadas por compradores nacionais e internacionais. Destas, as 15 melhores classificadas são preparadas e disponibilizadas para degustação às cegas e voto do público (dez amostras de arábica e cinco de canéfora). A revelação e premiação da amostra mais votada acontece no último dia do evento (22 de novembro) no auditório principal e com a presença dos visitantes.